30/07/2011

Vereador critica Carris por reduzir serviço em Agosto enquanto aumenta tarifas


Vereador critica Carris por reduzir serviço em Agosto enquanto aumenta tarifas
Por Inês Boaventura in Publico

Fernando Nunes da Silva diz que vão ser alteradas carreiras sem "uma oferta alternativa em condições minimamente credíveis"

A Carris vai suprimir, em Agosto, três carreiras e reduzir o serviço de outras 13. O vereador da Mobilidade na Câmara de Lisboa já manifestou a sua "viva oposição", acusando a empresa de "contribuir para a perda de atractividade do sistema de transportes colectivos da cidade".

"Esta situação é tanto mais criticável quanto esta redução de serviços coincide com um brutal aumento dos tarifários", diz o vereador Nunes da Silva numa carta dirigida ao presidente da Carris. "Até parece que a solução do problema dos transportes na cidade só é possível reduzindo o serviço e aumentando as tarifas", continua o autarca, na missiva a que o PÚBLICO teve acesso.
As reduções em causa vão vigorar entre os dias 30 de Julho e 4 de Setembro. Durante esse período as carreiras de autocarro 740 e 797 não vão funcionar, acontecendo o mesmo com a carreira de eléctrico 18. Já as carreiras 21, 22, 44, 713, 716, 738, 756, 764 e 777 vão ser suprimidas aos sábados, domingos e feriados. As carreiras 79, 709 e 732 só vão circular aos dias úteis e sábados de manhã e a carreira 12 deixará de realizar-se aos domingos e feriados.
Na comunicação endereçada ao vereador da Mobilidade, a transportadora lembra que "todos os anos no mês de Agosto se verifica um significativo decréscimo da procura na generalidade das carreiras da Carris". A administradora Maria Adelina Rocha acrescenta que o mesmo acontecerá este ano, "reforçado agora com a necessidade de contenção de custos".
Em 2010 houve de facto uma redução do serviço, mas consultando o site da Carris verifica-se que nessa altura foram suprimidas duas carreiras e interrompidas sete aos fins-de-semana e feriados. Em esclarecimentos enviados ao PÚBLICO a empresa admite que este ano houve um "incremento", que justifica com "razões operacionais e económicas".
O vereador da Mobilidade afirma compreender, mas não aceitar, "que a Carris mantenha a redução de serviços dos anos anteriores". Mas Fernando Nunes da Silva acrescenta que é "completamente inaceitável" que desta vez as alterações abranjam "carreiras que, objectivamente, não permitem uma oferta alternativa em condições minimamente credíveis".

4 comentários:

Anónimo disse...

nao tem nada que ver com o assunto mas : soberba foto ; parabens para o autor!

Anónimo disse...

Porque é que os administradores da Carris continuam a ter automóveis, motoristas e outras mordomias?Ponham-nos mas é a andar de transportes públicos para verem como é.Se calhar nunca entraram num.
Apoiado Sr. Vereador

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Porque é que os administradores da Carris continuam a ter automóveis, motoristas e outras mordomias?Ponham-nos mas é a andar de transportes públicos para verem como é.Se calhar nunca entraram num.
Apoiado Sr. Vereador

12:55 PM

-------------------------


Se isso resolvesse aguma coisa era bom, era sinal que o assunto não era grave.

Mas não é com copos de água que se apaga um incendio.

Filipe disse...

Declaração demagógica pois o grande responsável pelo caos da oferta da Carris todos os dias do ano na Baixa e no Arco do Cego é este vereador.