13/07/2011

O grau Civilizacional de uma Cidade mede-se pela sua relação com o Verde ... por António Sérgio Rosa de Carvalho


Numa cidade como Lisboa, onde a tendência para a betonização de Logradouros e respectiva impermeabilização dos solos tem sido imparável, sempre em nome da primazia obsessiva da “vaca sagrada” em que se tornou o automóvel ... tendência que impera não só nas híbridas periferias, mas também nos bairros residenciais do Centro ... torna-se imperativo planear o Futuro e uma mudança de retorno a algumas tradições desaparecidas, sobretudo nos Bairros Históricos.
Quando visitamos uma Vila, como por exemplo, Óbidos transformada em imagem de um Portugal Arquétipo, “utópico” e “impossivel” de aplicar numa grande Cidade ... esquecemo-nos de que os Bairros Históricos já tiveram uma tradição mais enraizada e forte de Culto do Verde.
Entretanto, toda uma geração de pseudo-citadinos-cosmopolitas, precisamente e meramente prisioneira de um espírito suburbano alienado ... de envergonhados, num primeiro ciclo afirmativo de mobilidade social, através de alienantes padrões de consumo ... das suas louváveis origens rurais ... determinou e dominou o espaço público e alienou os seus valores ...
No entanto ... não se trata aqui de uma fatalidade irreversível ...
Vejamos estes exemplos de Amsterdam.
Nesta cidade, a Autarquia e as Juntas de Freguesia estimulam e apoiam de facto, em tudo quanto é rua desta cidade verdadeiramente cosmopolita, ao longo das fachadas e dos passeios, a abertura de canteiros.
Os cidadãos podem solicitar a abertura desses mesmos canteiros às Juntas ... esses mesmos pedidos são apreciados, e caso aprovados num curto espaço de tempo ... são instalados ... cabe depois aos cidadãos, a plantação e a jardinagem-manutenção destes micro-jardins ...
Apreciem os resultados nas imagens ... e sobretudo o exemplo, nas últimas três imagens de um logradouro ... dá para pensar como os Logradouros de Alvalade foram planeados e concebidos ... e como se transformaram ...
António Sérgio Rosa de Carvalho.











20 comentários:

Anónimo disse...

e com a agua e com a chuva. Não há tanto verde sem agua/chuva.

Anónimo disse...

Lá chegaremos. Atrasados, como sempre, mas lá chegaremos.

Julio Amorim disse...

Este povo conseguiria água em qualquer parte do mundo....assim como conseguiram conquistar (e defender) grande parte do seu território ao mar. Até conseguem exportar alimentos vegetais para todo o mundo (mas nós é que temos o clima). Foi a grande tragédia de Portugal a expulsão das colónias judaicas há umas centenas de anos.
Os holandeses ficaram eternamente agradecidos....e nós ficamos eternamente atrasados.

Anónimo disse...

têm razão o ANONIMO e o JULIO AMORIM
é preciso água e chuva + inteligencia.
Por isso a comparação de Lisboa com as cidades holandesas poide ser injusta.
Mas lembro-me doi que um israelita me disse num ano de seca em Portugal: pá, com essa água a gente lá tinha uma inundação.
quer dizer que com sistemas de rega inteligentes (lá está, uma dificuldade) pode-se fazer muito mais
NC

Anónimo disse...

Julio dispensamos propaganda religiosa barata.

Como os que ficaram fossem uns burrinhos. E esses holandeses são tão judeus como eu

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Julio dispensamos propaganda religiosa barata.

Como os que ficaram fossem uns burrinhos. E esses holandeses são tão judeus como eu

11:53 AM

.......................

No pensamento dalguns "inteligentes" só os loiros de olhos azuis, altos, magros e ricos é que são inteligentes, todos os outros são estupidos.

Anónimo disse...

Isto em Portugal, com o nosso clima, ia parecer um bocadinho mais amarelado e acastanhado....

O maior erro em Portugal é existirem pessoas que acham que Portugal fica geograficamente no centro da Europa.

Anónimo disse...

É tudo uma questão de qualidade de vida, não necessariamente de disponibilidade financeira. Cada um tem a que quer. Se conhecer as mais recentes urbanizações da periferia perceberá o que pretendo dizer. No fundo temos diferentes concepções de qualidade. Para uns é a casa nova com garagem, lareira e hidromassagem. Para outros são os espaços verdes, a vivência numa zona consolidada, a arquitectura das primeiras décadas do século XX. Concepções diferentes, estilos diferentes, grupos diferentes. E embora as novas tecnologias nos tentem mostrar que estamos próximos, a verdade é que estamos cada vez mais separados. No final os resultados ficam para cada um e respectivo agregado. No dia a dia, na escola, na saúde, na cultura, no aspecto.

Anónimo disse...

""Isto em Portugal, com o nosso clima, ia parecer um bocadinho mais amarelado e acastanhado.... ""

-Só irá parecer amarelado e acastanhado se não souber o que está a fazer....
Basta usar a imaginação e improviso e adaptar as espécies em questão criando locais semelhantes aos seus habitats naturais, eu tenho flora de varias zonas do mundo espalhadas pelo meu jardim em plena Lisboa que está tão bonito como estas imagens.

Anónimo disse...

A flora ibérica é das mais ricas do mundo e muitas aguentam bem a falta de água

Anónimo disse...

A grande diferença entre Portugal e Holanda é que por lá aquilo está cheio de Holandeses e nós por aqui só temos Portugueses...
Quem é que quer um espaço verde à porta quando pode ter UM LUGAR PARA O CARRO??
Ainda por cima, o carrinho ainda pertence em parte à Cofidis, há que cuidar dele...

Xico205 disse...

Tambem os portugueses vivem de acordo com a tradição do oeste da peninsula ibérica e usam a imaginação e improviso para sobreviverem e não há dia nenhum que aqui não venham criticar a maneira de estar deste povo!

Cada terra é como é de acordo com a sua tradição e ambiência, cada pessoa é como é fruto duma henrança cultural.

Quero lá saber dos holandeses, eles que se desenrasquem à maneira deles que eu tambem me desenrasco sem precisar deles para nada.

Raios parta o complexo de inferioridade que alguns portugueses têem em achar que a galinha do vizinho é melhor!!! Acham-se muito finos com isso mas só demonstram estupidez e frustração ao sentirem-se inferiores.

Chas. disse...

"Isto em Portugal, com o nosso clima, ia parecer um bocadinho mais amarelado e acastanhado...."

Tudo serve de desculpa para a ignorância...
Enfim...
Seguindo esse raciocínio... no norte da Europa também não poderia existir flora porque têm períodos do ano com pouca luminosidade e com muito frio?

Obviamente que não... há que colocar o que é característico do clima.

Anónimo disse...

Caro Xico205

Concordo consigo excepto num ponto. O que está em causa não é preferir a Holanda a Portugal, mas preferir uma determinada qualidade de vida. Penso ser consensual que os espaços verdes são essenciais para aumentar essa mesma qualidade de vida. Existem estudos inclusivé, que provam que em bairros problemáticos, a existência de espaços verdes cuidados tem impacto na diminuição da criminalidade. A maioria das vezes o que se defende neste blog são formas de melhorar a qualidade de vida em Lisboa, e não, dizer mal de Portugal em detrimento de outros paises. Penso que também deveria ser a sua postura. Não criticar, mas dar ideias.

Chas. disse...

Xico205, o nome do blog diz tudo CidadaniaLX. Creio que o objectivo não é criticar o que fazemos cá é mostrar outros exemplos. Para tornar a cidade (um bem comum) num local mais agradável para todos (e não num bem individualizado e mal tratado) temos de ver outros exemplos. Estes exemplos servem apenas como referências comparativas e não modelos que devemos implementar a 100%. Eu gosto de ver e ter boas referências. Creio que todos gostamos senão não visitávamos nem comentávamos no blog.

Cumprimentos

Xico205 disse...

Chas, eu veho muito boas referências em Portugal, não preciso de estar sempre a citar o estrangeiro só para mostrar que vou ao estrangeiro, e secalhar até vou mais vezes do que muitos que aqui andam que não se calam que foram ao estrangeiro.

E muitas das vezes que vou ao estrangeiro não vejo a hora de voltar. Sinto-me muito melhor em Portugal. Se eu gostasse mais doutro sitio qualquer e achasse que em Portugal é quase tudo mau, ia-me embora de vez.

Chas. disse...

"muitos que aqui andam que não se calam que foram ao estrangeiro" pois isso já não sei Xico205, eu pessoalmente gosto de ver exemplos independente de tudo o resto. :)

Anónimo disse...

Para aqueles que falaram de ignorância, respondo com uma informação universal para qualquer estudante do ensino básico em Portugal:

http://www.brasil.gov.br/infograficos/vegetacao-no-mundo/image

Quanto às diferenças de vegetação, nomeadamente entre o sul e norte da Europa, nem vou dizer mais nada. Não tenho tempo nem vontade para abrir mentalidades que julgam que tudo pode e deve ser copiado de outras paragens. Estudem, informem-se, e deixem de tentar parecer malta muito "à frente".

Anónimo disse...

Quando Pedro Santana Lopes foi presidente da CML, uma das suas "interessantes" medidas foi, como se lembrarão, colocar mini canteiros suspensos em alguns dos postes de iluminação de Lisboa, nomeadamente nos mais antigos.

Não foi preciso muito tempo para as flores plantadas (espécimes muito correntes de uso por Portugal) morrerem.
Porquê? Por desleixo e falta de manutenção, claro. Mas também porque o nosso clima não é de facto potenciador de uma flora exuberante. Em qualquer outra cidade no norte da Europa os canteiros nem necessitariam de rega, pois o ambiente natural facultaria todas as condições necessárias para a sua sobrevivência e manutenção.

Isto, claro, não invalida a existência de pequenos espaços verdes como os apresentados no post no nosso país. O problema é que tal não seria minimamente sustentável, fundamentalmente no que respeita à necessidade permanente de água.

Como se já não bastasse muitas das nossas cidades estarem "infestadas" de Palmeiras que nos fazem mais parecer com Marrocos, só nos faltava agora mesmo canteiros à-lá Países Baixos por tudo o que é esquina.

Xico205 disse...

No entanto Portugal tem um clima muito mais parecido com Marrocos do que com a Holanda!