09/07/2011

Câmara de Lisboa manda encerrar feira na Alameda por falhas na organização


Ruído e sujidade provocados pela festa foram objecto de protestos (por Marisa Soares in Publico)

Os contentores e camiões instalados na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, para a festa "Noites de Verão da Alameda", vão ter de abandonar o local ainda hoje. O presidente da Junta de Freguesia São João de Deus, Rui Pessanha da Silva (PSD), garante que o evento é organizado por uma promotora privada, mas o pedido de licenciamento que chegou à Câmara de Lisboa tem a junta de freguesia como único requerente. Perante esta ambiguidade, a autarquia ordenou o encerramento da festa até ao final do dia de hoje.

"Como não se cumprem os pressupostos do pedido, ou seja, a entidade que requer as licenças não é a mesma que organiza a festa, é para remover", disse ontem ao PÚBLICO o assessor de imprensa do vereador do Espaço Público, José Sá Fernandes. Nos cartazes que publicitam o evento - que estava previsto decorrer de 1 a 17 de Julho -, surge destacado o nome da junta de freguesia. Porém, Rui Pessanha da Silva garante que "a junta não é responsável pela realização da festa".

O autarca esclarece que a empresa - identificada nos cartazes como Festa&Glamour- contactou a junta e "apresentou o que queria fazer". Pessanha da Silva aceitou a proposta mas a junta de freguesia apenas "serviu de veículo" para pedir as licenças de ruído e de ocupação do espaço.

"Foi a última vez, porque não estamos para ser arrastados nestes eventos que podem dar mau resultado", desabafa.

A feira, que está montada ao lado do relvado que fica frente ao Instituto Superior Técnico, já foi alvo de reclamações por parte dos moradores. "Nos primeiros dias, queixaram-se do som muito alto, do lixo e da permanência de pessoas desagradáveis", admite o autarca, acrescentando que chamou a promotora à atenção.

O PÚBLICO não conseguiu contactar os responsáveis da empresa Festa&Glamour.

Nas barracas e rulotes instaladas sob a copa das árvores, vende-se comida e bebida. Ao lado de barris de cerveja encostados às barracas, há casas de banho amovíveis. No pequeno palco instalado na rua, têm-se realizado espectáculos musicais todas as noites, depois das 20h, com entrada livre.

Pelo chão, amontoavam-se ontem resquícios da festa: centenas de beatas de cigarros frente ao palco, latas e garrafas de bebidas, papéis e plásticos espalhados pela relva.

Nos cartazes que divulgam a festa, pode ler-se que a Junta Freguesia de São João de Deus é uma das entidades que apoiam o evento, a par da Boutique Glamour e da Câmara de Lisboa. "O logótipo da câmara foi utilizado de forma abusiva, sem autorização", esclarece o assessor do vereador. O espaço relativo aos patrocínios foi deixado em branco.

2 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Tenho uma dezena de fotos desta 'coisa'.
Se vos interessar publicá-las, digam-me:

medina.ribeiro@gmail.com

Xico205 disse...

Deu um ataque de estupidez à câmara só pode. Acordaram do coma com as ideias todas baralhadas!

Acabem com toda a actividade comercial e de diversão e enxam Lisboa de cemitérios, rrealmente é o melhor até porque a população da cidade é bastante envelhecida. Depois não se queixem que os mais novos vão embora.