15/07/2011

Estufa Fria



"No local onde actualmente se encontra a Estufa Fria existia, na virágem do séc.XIX, uma pedreira de onde se extraía basalto. Devido á existência de uma nascente de água que comprometia a extracção da pedra, a pedreira deixou de laborar.






A cova da pedreira foi então aproveitada por um modesto jardineiro para albergar espécies vegetais oriundas do mundo inteiro, que iriam servir no plano de arborização da Avenida da Liberdade. A 1ª Guerra Mundial atrasa este plano e as plantas vão criando raizes no pequeno local abrigado.

Em 1926, o arquitecto Raul Carapinha, tendo ali encontrado um agradável espaço verde, idealiza um projecto para o transformar na Estufa, o qual é concluído em 1930 e inaugurado oficialmente três anos depois" in Folheto Informativo da Estufa Fria da C.M.L.




Vale a pena a visita. Por enquanto é gratuíto.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Devido á existência de uma nascente de água"

www.acento-no-a.info

Há que fazer um esforço para corrigir este erro...

Julio Amorim disse...

Um dos espaços de Lisboa da mais alta qualidade....

João Barão disse...

Esse jardineiro de que se fala era o meu bisavô António Barão que na época era encarregado geral de jardins e que recebeu a medalha de ouro da C M L, precisamente por ter colaborado também na conceção da Estufa Fria. Existiu também um lago nessa época que chegava ao Marquês de Pombal e onde havia barcos de recreio, ideia também do meu bisavô , a quem chamavam "marinheiro de água doce. Mas tudo remonta ainda antes da implantação da Republica , pois ele tinha nessa época bananeiras nesse local, que injectava com "sangue de boi" e as bananas eram tão boas que a rainha D Amélia as mandava lá buscar.
Também me contou sobre umas rosas que ele enxertou e donde saíu uma nova espécie da "bela portuguesa"que ganhou um prémio numa exposição internacional de roseiras em Paris