Comunicado da Comissão de Moradores do Bairro Azul:
No seguimento das propostas apresentadas pela Comissão de Moradores do Bairro Azul (1) tendentes a minimizar os impactos negativos que esta obra terá para a população quer do Bairro (moradores, comerciantes, visitantes) quer da sua envolvente (Escola Marquesa de Alorna, Mesquita Central de Lisboa, SAMS, Universidade Nova de Lisboa, Teatro Aberto, Bancos Santander e Popular, etc.), teve lugar, no passado dia 12, na Sala Azul do Teatro Aberto, uma sessão de esclarecimento organizada pela Junta de Freguesia de S. Sebastião da Pedreira e pelo Metropolitano de Lisboa, E.P.
Após a apresentação dos projectos por parte dos técnicos do Metropolitano, moradores e comerciantes solicitaram inúmeros esclarecimentos mostrando-se muito preocupados quanto à forma como está previsto decorrer esta obra.
De entre as principais preocupações e recomendações feitas ao Metropolitano de Lisboa e Junta de Freguesia, destacam-se:
1 A necessidade de a circulação dos veículos pesados (saída e entrada de materiais, entulho, etc.) ser sempre feita por fora do Bairro;
2 A necessidade de ser bem avaliada a questão do estacionamento na Av. Ressano Garcia tendo em conta, designadamente, questões de segurança (circulação de ambulâncias, veículos de bombeiros, etc.);
3 A necessidade de o Metropolitano assegurar condições de conforto e segurança nos acessos ao Bairro, tendo em conta, designadamente, a existência no Bairro de uma população idosa, de uma escola, de uma clínica (SAMS) e de um Centro de Saúde;
4 Dado que as saídas do metropolitano para o Bairro Azul vão ser encerradas, a saída da Rua Carlos Testa fica bastante distante do Bairro e tendo em consideração a longa duração dos trabalhos (previsão actual: cerca de 2 anos) a Comissão de Moradores voltou a recomendar que, no mínimo, o Metropolitano e a CML acordassem com o El Corte Inglês o alargamento do horário de abertura da saída do metropolitano que dá actualmente acesso directo a este estabelecimento passando essa passagem a estar aberta a partir das 6:30H.
A abertura dessa passagem proporcionará a milhares de pessoas que utilizam diariamente o metropolitano conforto e segurança e evitará que muitos desses utentes voltem a optar pelo transporte individual.
Estas preocupações com os peões são partilhadas por diversas entidades, nomeadamente pelos responsáveis da Escola Marquesa de Alorna e Mesquita Central de Lisboa.
Comissão de Moradores do Bairro Azul
(1) Propostas apresentadas pela Comissão de Moradores em Janeiro podem ser lidas no site do nosso Bairro (www.bairroazul.net)
16/03/2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário