25/03/2007

Só os logradouros "falharam" no plano de Alvalade, diz arquitecto

In Público (25/3/2007)
Inês Boaventura

«A Ordem dos Arquitectos promoveu ontem uma visita a Alvalade, na qual o arquitecto João Pedro Costa defendeu que "a única coisa não moderna" deste bairro lisboeta "é a cara dos edifícios" e que "o único momento falhado" do plano de urbanização desenhado em 1945 por Faria da Costa foi "a estrutura de logradouros".
Naquela que foi a primeira visita no âmbito da iniciativa mensal Manhãs de Alvalade, João Pedro Costa guiou um grupo de cerca de 30 pessoas pelas ruas do bairro, uma área de cerca de 230 hectares que se estende entre a Avenida do Brasil e a linha de caminho-de-ferro junto à Avenida de Roma, e entre a Avenida Gago Coutinho e o Campo Grande.
O arquitecto defendeu que "a estrutura de logradouros" no interior dos quarteirões de Alvalade, que numa perspectiva "muito inovadora" para a época se pretendia que fossem públicos, foi "o único momento falhado" da "gestão" do plano de Faria da Costa. Esta opinião foi partilhada por Nuno Teotónio Pereira, que explicou que a Câmara Municipal de Lisboa deixou estas áreas "ao abandono", permitindo que os moradores fizessem vedações e se apropriassem destes espaços, onde construíram hortas e barracões.
O arquitecto Teotónio Pereira, que se juntou inesperadamente à visita, explicou também que a zona do Bairro de São Miguel ganhou este nome devido à forma como era tratado Miguel Jacobetty, o arquitecto que projectou esta área e as casas de renda económica a caminho da Avenida do Brasil.
As fachadas de grande parte dos edifícios de Alvalade, que, como colocou João Pedro Costa, são "aparentemente muito Estado Novo", foram referidas durante a visita como "a única coisa não moderna" deste bairro, onde é visível a perspectiva segundo a qual "o fogo gera o edifício, o edifício repete-se e gera a cidade". O arquitecto sublinhou ainda o facto de nesta zona da cidade não ter havido uma "adesão a um modelo único" em termos arquitectónicos, mas sim um aproveitamento de partes de vários "modelos teóricos e experiências concretas" internacionais.
»

Sem comentários: