02/06/2010

Lisboa precisa de novas estratégias para atrair capital estrangeiro

In Público (2/6/2010)
Por Inês Boaventura

«A imagem da cidade em oito países não é favorável, segundo os formandos do Lisbon MBA. Falta promoção e planeamento urbano, sobra burocracia

A opinião deles

Como reposicionar a marca Lisboa para atrair investimento estrangeiro para a cidade? Divididos em grupos, 30 estudantes do Lisbon MBA estudaram oito mercados internacionais e chegaram à conclusão que o comportamento dos empresários e a imagem que têm de Lisboa é tão diferente consoante a sua nacionalidade que a capital deverá adoptar soluções específicas para captar o investimento de cada um desses países.

Esta é uma questão que estará na agenda do actual executivo camarário. Prova disso é a deslocação que António Costa realizou em Maio passado a Paris, com o objectivo de promover Lisboa junto de potenciais investidores, e a criação da Invest Lisboa, ainda em 2009, uma entidade que se preocupa em atrair capital estrangeiro.

Alemanha, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia e Reino Unido foram os mercados analisados, e em cada um desses casos chegou-se a "resultados completamente diferentes", explica a professora Catherine da Silveira, da Universidade Nova de Lisboa, que orientou este projecto, na área de gestão de marcas.

Quem frequenta o Lisbon MBA - um programa de formação em gestão de empresas das universidades Católica, Nova e a MIT Sloan School of Management - são portugueses e estrangeiros que têm à volta de 29 anos e 5,7 anos de experiência profissional e formação em Engenharia, Gestão e Economia, Ciências Naturais ou Sociais.

Neste estudo feito para Lisboa, o grupo concluiu que entre os potenciais investidores indianos "a notoriedade de Lisboa é muito fraca". Muitos não são sequer capazes de apontar num mapa onde fica a cidade. E os poucos que a identificam associam-na a "sol, praia e vinho do Porto", acrescenta a orientadora, Catherine da Silveira.


Medo do sistema

O desconhecimento é também um problema para os chineses. É por isso que Lauren Pong propõe que Lisboa intensifique a sua presença nos principais certames empresariais na China, com o objectivo de dar a conhecer as potencialidades de Lisboa. Lauren Pong sugere ainda que os diferentes departamentos do Governo falem a uma só voz aos empresários assustados com o "sistema burocrático" português.

No caso de França, é conhecida a ligação histórica a Portugal, mas, segundo Melanie Lavita e Luís Barreto Xavier, muitos franceses vêem Lisboa como destino turístico mas não tanto como local de investimento. Para convencer empresários reticentes, este grupo de trabalho sugere a criação de "uma espécie de loja do cidadão" destinada a investidores estrangeiros e a promoção em Lisboa de "eventos de charme", para mostrar a cidade e a sua qualidade de vida.

Quanto ao Brasil, a estratégia a adoptar deve ser dirigida a dois públicos específicos: os brasileiros com uma ligação positiva a Portugal, tanto no campo sentimental como no campo racional; e aqueles que estão emocionalmente ligados mas têm uma ideia negativa do país.

As recomendações dos alunos que analisaram este mercado passam por levar empresários portugueses ao país e aí promover eventos como provas de vinhos e feiras dedicadas a Portugal.»

3 comentários:

Anónimo disse...

quantos investidores portugueses sabem apontar no mapa onde fica Bombay, Bangalore ou Deli?

e há mais...
"E os poucos que a identificam associam-na a "sol, praia e vinho do Porto""
e depois...
"..levar empresários portugueses ao país e aí promover eventos como provas de vinhos.."

então em que ficamos?

Mónica disse...

Estranho... quando estive na India (por duas vezes), de cada vez que dizia que vinha de Portugal, as pessoas sorriam e exclamavam (os mais velhos) "Vasco da Gama!" e (os mais novos) "Ronaldo!". E estou a falar de pessoas de rua, empregados de lojas e de cafés ou hoteis. Parece-me, por isso, um pouco estranho que os "gestores" não só não saibam onde é Portugal como apenas falem em vinho, sol e praia. Mais, com o sol e as praias da India, porque raio haveriam eles falar nas praias e sol Portugueses? Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Anónimo disse...

O primeiro comentario é uma posta de pescada mesmo estupida!