05/08/2012

40 mil idosos deixaram de ter passe em Lisboa (in Público)



Ainda ... Atenção para a contribuição do Aumento dos Transportes, no acentuar do Isolamento dos Idosos ...
40 mil idosos deixaram de ter passe em Lisboa (in Público)
A redução dos descontos a que os idosos tinham direito fez cair 17% o número de passes vendidos no primeiro semestre
Mais de 40 mil idosos deixaram de comprar o passe da terceira idade no 1.º semestre deste ano, comparativamente com o mesmo período de 2011, revelam os números fornecidos à Lusa pela Carris. Esta brusca queda na venda de passes para idosos, que ronda os 17%, verificou-se na sequência da descida de 50% para 25% no desconto a que as pessoas de mais de 65 anos tinham direito.
O aumento do preço do passe está a contribuir para o isolamento dos idosos em Lisboa, que cada vez mais ficam em casa por não terem dinheiro para os transportes, lamentam dirigentes associativos ouvidos pela Lusa. "O Governo está a contribuir para o isolamento das pessoas idosas e o isolamento é a p...ior coisa que pode acontecer a um idoso", disse Manuel Jerónimo, presidente da Associação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Reformados.
De acordo com a Carris, no primeiro semestre do ano passado 242.717 pessoas compraram o passe Navegante Urbano 3.ª idade (Carris, Metro e CP na zona urbana), número que nos primeiros seis meses deste ano desceu para 200.876. Segundo Manuel Jerónimo, "há muitos idosos a deixar de comprar o passe". "O passe custava 13 euros e agora custa 26.25 euros. As pessoas deixaram de conseguir pagar o passe", disse. Para o presidente do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), esta "é uma realidade" porque as pessoas "não têm dinheiro para adquirir tudo". Frisando que o aumento do passe da 3ª idade atinge sobretudo "pessoas já com mobilidade muito mais reduzida", o presidente do MUSP lamenta que ele crie também "condições para que fiquem cada vez mais isolados". Carlos Braga sublinhou ainda que os aumentos nos transportes atingem "todas as pessoas e não só os idosos" e disse que "há largos milhares de famílias" afectados.
O presidente da concelhia de Lisboa do PS, Rui Paulo Figueiredo, considerou que a diminuição de 17% do número de passes da terceira idade se deve ao aumento "absolutamente escandaloso" dos transportes.

2 comentários:

Paulo Nunes disse...

Perfeitamente antecipável.

Sinceramente não entendo onde páram os economistas e sociólogos cultos e competentes.

Não sei até que ponto a CML não deveria ter assumido uma posição diferente, porventura de ruptura, apesar do enquadramento difícil.

Fico por aqui pois, notícias como esta, não carecem de comentários mas sim de atitude.

Xico205 disse...

Finalmemnte os transportes publicos são de quem tem necessidade de se deslocar e deixam de ser centros de dia com rodas para quem não vai para lado nenhum.