30/08/2012

Habitantes podem mudar a Mouraria.


Apesar das ambiguidades e consequente ambivalência pedagógica da CLM, na sua definição da linha demarcadora entre " Street Art"/ Graffiti ....

Habitantes podem mudar a Mouraria

Por Marta Spínola Aguiar in Público
Reparar as estruturas degradadas, remover graffiti, recuperar jardins e espaços verdes são alguns dos objectivos
O concurso Mudar o Bairro da Mouraria é o novo projecto da Associação Renovar a Mouraria (ARM) que apela a todos os moradores a unirem esforços para dar uma nova cara ao bairro lisboeta. As inscrições já estão abertas e o prazo termina a 15 de Setembro.

"O grande objectivo deste concurso é envolver a população local no processo de renovação do bairro da Mouraria, permitindo-lhe dar forma a medidas que acham importantes para o seu território", afirma a ARM na página da Internet sobre o concurso. Reparar as estruturas degradadas, remover graffiti, recuperar jardins e espaços verdes são alguns dos objectivos do concurso. Quem participa tem que mostrar os seus interesses na renovação das áreas públicas e melhorar a imagem interna e externa do território. Para facilitar a tarefa, os participantes vão estar reunidos em grupos de pelo menos quatro pessoas, explicou Inês Andrade, da ARM.

Os participantes têm de explicar porque é que escolheram esta iniciativa e onde é que podiam realizar a sua intervenção. Além disso, precisam de indicar o orçamento necessário e a data de início e fim para a execução da sua ideia. Mais tarde serão avaliados por um júri. Os projectos seleccionados serão divulgados a 1 de Outubro e deverão ser executados até Novembro.

Integrado no Programa de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria 2012 a associação quer dar outra imagem do bairro que muitos consideram "perigoso". Assim espera que este concurso revitalize o "tecido económico local", promova o "acesso ao emprego, saúde e cidadania das populações vulneráveis", como toxicodependentes e sem-abrigo.

1 comentário:

BdeBrilho disse...

Ontem assisti às "Visitas cantadas na Mouraria" e saí deslumbrada não só com o espaço, sobre o qual já tinha uma certa noção, mas sobretudo com as ideias e vontade de fazer da Associação Renovar a Mouraria. Se todos os bairros tivessem assim gente pró-activa, inovadora, com sentido de comunidade, há muito que a cidade de Lisboa estava ainda mais bonita. Sempre disse que se cada um "tomasse conta" do bocadinho de rua à frente da sua porta de casa, teríamos muitos problemas de limpeza e aspecto geral resolvidos.

E esta notícia sobre este concurso da Associação Renovar a Mouraria suporta ainda mais a minha boa impressão. De certeza que surgirão muito boas ideias (deixo a minha dica para quem se quiser inspirar nas portas pintadas por artistas na Zona Velha da cidade do Funchal!).

http://8e87maravilhas.blogspot.pt
http://estaluzboaqueeuamo.blogspot.pt