29/08/2012

Os graffiti

Cartas à directora in Público
Os graffiti
Não sei se ainda vou a tempo de tentar transmitir opinião sobre o tema em assunto, mas a publicada na passada sexta-feira, da autoria de Alexandre Delgado - que muito gostaria de ter subscrito - obrigou-me a quebrar o "não vale a pena" a que há muito resolvi acomodar-me... De facto, como é possível que se considere arte o que, na esmagadora maioria das vezes, é apenas vandalismo? Como é possível ver toda a Lisboa conspurcada pelas "assinaturas" dos autores desse vandalismo e se possa encontrar tolerância? Como não defender castigos severos para esses destruidores do ambiente, da propriedade pública e privada, em nome de uma pseudoliberdade de expressão? Como é possível que um jornal como o PÚBLICO - para mais com uma mulher a dirigi-lo - não encabece a defesa da não destruição do que é de todos e se fique pela ambiguidade de não tomar uma posição clara, dando cobertura fácil às opiniões de gente sem senso, mesmo que do Bloco dito de esquerda?

São vândalos, marginais, e tornar-se-ão criminosos maiores, se não foram devidamente punidos agora, os autores desses rabiscos que tudo destroem. Será que há alguém, digno de crédito mínimo, que considere defensável a sistemática destruição, com tags ou graffiti (difícil distingui-los, nas nossas cidades), das carruagens da CP, dos eléctricos, dos elevadores emblemáticos de Lisboa, das inúmeras fachadas acabadas de recuperar? E que dizer dos ditos tags feitos a ácido, como já existem em grandes montras, nomeadamente na zona do Chiado, que obviamente só poderão ser "apagados" substituindo os enormes e caríssimos vidros?

Presumo que esta minha opinião (...) não será publicada. Mas disse o que penso e isso contribuirá para que, pelo menos hoje, me sinta uma cidadã melhor.

Maria Rosa Gomes, Lisboa

3 comentários:

Anónimo disse...

"Como é possível que um jornal como o PÚBLICO - para mais com uma mulher a dirigi-lo..."

que raio de feminismo idiota é este? não é o sexo que faz diferença nas prioridades de combate ao vandalismo!

Anónimo disse...

O maior problema é que a sociedade civil (e os media) não se manisfesta o suficiente contra esta falta geral de civismo, como o vandalismo dos tags e afins (e também as porcarias dos cães, etc). Eu reconheço algum esforço da CML em manter alguma limpeza das paredes, mas enquanto não se punir quem suja as paredes fazendo-os limpar, e divulgar suficientemente isso, vai ser sempre uma "luta inglória". Enfim, o artigo de opinião de Alexandre Delgado disse tudo.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Iqaw9bsIa18