17/08/2012

Ouvir jazz ao ar livre e dormir ao relento no Jardim da Estrela.


.
Lisboa na Rua
Ouvir jazz ao ar livre e dormir ao relento no Jardim da Estrela
Por Carlos Filipe in Público.
Programa de animação cultural chega a praças, largos, jardins, coretos e lugares improváveis da cidade
Começou ontem à tarde, no Largo do Intendente, o Lisboa na Rua, conjunto de espectáculos ao ar livre que durante um mês propõe música, cinema, vídeo, dança, exposições/performances e até inesperadas iniciativas, como a montagem de 26 quartos de hotel no Jardim da Estrela, não apenas para inglês ver, mas para dormir.
...Já com reservas fechadas, abre amanhã o Ikea Hotel, no Jardim da Estrela, onde será recriado um hotel a céu aberto. Os hóspedes (clientes das lojas Ikea que se inscreveram previamente) terão direito a ceia e pequeno-almoço. Concluída esta acção, a empresa patrocinadora doará todos os materiais a instituições de solidariedade social. Menos imprevisto será o concerto da sueca Amanda Mair, no coreto do jardim.
A abertura do programa coube ontem à orquestra de jazz do Hot Clube de Portugal, no renovado espaço da Mouraria. Foi a primeira de cinco Big Band que às quintas-feiras darão novas sonoridades ao Parque das Conchas (Orquestra de Leiria), Jardim de Campolide (Tora Tora Big Band) e largos da Estação do Rossio (Big Band da Nazaré) e de São Carlos (Lisbons Underground Music Ensemble).
Mais música e jazz estão no cartaz do programa da empresa municipal EGEAC. Encerrará a 14 de Setembro, no coreto da praça José Fontana, com concerto do músico e compositor brasileiro Marcelo Caldi, acompanhado da sanfona com que tem aproximado o tango argentino do forró brasileiro.
Às sextas (18h) e aos domingos (17h), o Meo Out Jazz evoluirá pelos largos do Carmo e da Estação do Rossio, jardim da Torre de Belém, as escadarias da Bica e Tapada das Necessidades. Da responsabilidade do Quinteto de Sopros da Orquestra Metropolitana de Lisboa, os Clássicos de Rua vão ao reservatório da Mãe d"Água, ao terraço da Fonte Luminosa e aos jardins do Arco do Cego e Fernando Pessa.
A projecção de cinema terá início após o crepúsculo (22h) dos sábados e domingos. Fitas na Rua, descrita como a festa do cinema português, arranca domingo com "Lisboa, Crónica Anedótica", de Leitão de Barros, no jardim do Príncipe Real. Outras projecções poderão ser vistas no Bairro do Armador, no Jardim do Aqueduto das Águas Livres, no Hospital Miguel Bombarda e nas Escadinhas de São Cristóvão.
A 8 e 9 de Setembro, o Bal Moderne, da coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker, estará na Praça do Martim Moniz, onde bailarinos profissionais irão ensinar curtas coreografias para pessoas sem experiência de dança. De 21 a 26 de Agosto, o Festival Fuso leva vídeos e curtas-metragens aos museus de Arte Antiga, de História Natural e da Electricidade.
A partir de 8 de Setembro, o Projecto Vicente, de história e arte urbana, inclui um concerto, uma exposição, lançamento de fólios e passeios românticos, sempre na Ermida da Nossa Senhora da Conceição, atrás da casa dos pastéis de Belém.

Sem comentários: