13/08/2012

O Estado da nossa Cultura: MUSEU DE SETÚBAL


ENTRADA
 RECEPÇÃO
 PÁTIO DE ACOLHIMENTO DOS VISITANTES
 JARDIM DO PÁTIO DA ENTRADA
 ESCADARIA DE ACESSO À GALERIA QUINHENTISTA
 FACHADA PRINCIPAL DA GALERIA QUINHENTISTA

Num anexo da Igreja do antigo Convento de Jesus (MN) funciona há vários anos a famosa Galeria de Pintura Quinhentista. O que estas imagens mostram só pode criar indignação e profunda tristeza.
A vergonhosa situação em que se encontra o edifício do Convento de Jesus é um autêntico murro no estomâgo de qualquer cidadão consciente do enorme valor nacional das colecções deste museu. Mas a demora do projecto de reabilitação/reconversão do convento em passar do papel para a realidade é, infelizmente, apenas mais um caso entre muitos pelo país fora  (outro exemplo vergonhoso é o do Museu de Beja).
A simples aproximação, entrada e visita da temporária (já quase permanente!) exposição na Galeria de Pintura Quinhentista constitui uma experiência sem qualquer dignidade, uma verdadeira vergonha nacional. Entramos por uma porta do tipo "oficina de reparação de automóveis" para dentro de um pátio repleto de sinais de degradação e obras abandonadas. Uma placa metálica do tipo das que vemos nas "auto-estradas" manda-nos subir por umas escadas ingremes que nos levam até uma bruta porta de grades. Nada nos sugere que estamos a entrar num museu que contém alguns tesouros nacionais de Portugal (e como será se um cidadão de mobilidade reduzida desejar visitar a Galeria?).
É necessário adquirir bilhete de ingresso para este Museu.  
Tão importante museu/colecção da cidade de Setúbal (e de Portugal!) merece, com certeza, um esforço maior de todos para que as coisas mudem. Esperamos que para breve se resolva de uma vez por todas a situação grave em que se encontra há demasiado tempo o Museu de Setúbal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Espantosa selvageria, este Museu está cada vez pior ?????

E os portugueses dessa terra NADA fazem ?????

Enquanto isto se passa, constrói-se um gigantesco mamarracho para os príncipes da Judiciária de Lisbos, que está a custar dezenas de milhões ????