11/08/2012

Transportes públicos a meio gás a 15 de Agosto.



Greve
Transportes públicos a meio gás a 15 de Agosto
Por Marta Spínola Aguiar in Público
Trabalhadores protestam contra as alterações ao Código do Trabalho em vigor desde o início do mês
Por motivo de greve os transportes de Lisboa asseguram apenas os serviços mínimos no próximo dia 15 de Agosto. Os trabalhadores protestam contra as alterações ao Código do Trabalho, em vigor desde o início deste mês, que cortam para metade o valor pago pelas horas extraordinárias. Além disso, o trabalho extraordinário deixa de dar direito a descanso compensatório.
A CP informa que a circulação dos comboios deve limitar-se a seis ligações de longo curso, duas delas internacionais. O trajecto Lisboa-Porto tem hora de partida de Santa Apolónia marcada para as 9h30 e no sentido contrário, de Campanhã, às 19h52. A viagem Lisboa-Faro realiza-se às 10h20 e no sentido oposto às 17h37. A CP acrescenta ainda que poderá haver perturbações na circulação, sendo esperados "atrasos e supressões em todos os serviços de 14 de Agosto ao final do dia e de 16 de Agosto no período da manhã".
No Metropolitano de Lisboa as linhas amarela e vermelha estarão encerradas, havendo serviços mínimos assegurados nas linhas azul e verde entre as 8h30 e as 19h. Mas mesmo nestas últimas linhas várias estações estarão fechadas: Alfornelos, Carnide, Alto dos Moinhos, Laranjeiras, São Sebastião, Parque e Avenida na azul e Telheiras, Alvalade, Areeiro, Arroios, Intendente e Martim Moniz na verde. Na linha azul prevê-se que a circulação se faça de 20 em 20 minutos, enquanto na verde os comboios deverão passar de 16 em 16 minutos. Na véspera todas as estações serão encerradas às 23h20. A transportadora estima que a circulação das quatro linhas voltará ao normal dia 16 logo a partir das 6h30.
Também a Carris será afectada pela greve. Os autocarros limitar-se-ão a sete carreiras, com a frequência de circulação reduzida para metade. O Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social que fixou os serviços mínimos determinou o funcionamento das carreiras 703, 728, 729, 736, 742, 755 e 783.

Sem comentários: