19/04/2014

"OLHÃO....Retirada de calçada portuguesa em bairros históricos gera críticas"


"Moradores de Olhão estão indignados 
com a retirada de calçada portuguesa
nos bairros históricos da Barreta
e do Levante, ao abrigo de uma
intervenção da câmara, que acusam de 
ofensa ao património.
As obras abrangem os largos João da Carma, do Gaibeu, da Fábrica e do Carolas e a praça Patrão Joaquim Lopes, onde grande parte da calçada está a ser substituída por lajes para diferenciar o piso dos locais que vão integrar a rota das lendas, disse à Lusa o presidente da autarquia, António Pina.
Fernando Cabrita é um dos moradores que discordam da intervenção, que classifica como "uma ofensa ao património", afirmando não compreender por que razão se decidiu substituir a calçada por outro material que não apresenta qualquer mais-valia e que se vai degradar, tal como acontece com a calçada, se não for devidamente tratado.
"Não havia razão nenhuma razão para retirar a calçada, é um capricho", resume o advogado, lamentando a sua substituição por lajes, que são "apátridas", por existirem em "todo o lado", e se degradam facilmente, como aconteceu, por exemplo, junto ao auditório municipal e ao parque de estacionamento do Levante, onde há poucos anos foram colocadas lajes.
António Pina nega que a operação esteja a retirar identidade à cidade, sublinhando que apenas em 10% da área daqueles dois bairros foi retirada calçada e que a ideia é associar cada largo a uma lenda de Olhão, tal como a lenda da Floripes e do Menino dos Olhos Grandes.
"Trata-se de um projeto em que o arquiteto entendeu provocar esta diferença, através da diferenciação do piso, para que quem chegue lá perceba o que ali há de novo", argumentou o autarca (PS), acrescentando que originalmente o piso daqueles dois bairros era de terra batida.
Fernando Cabrita defende, por seu turno, que se a ideia era diferenciar aquele caminho, poderiam ter sido usadas as próprias pedras de calçada para criar letras ou inscrições no piso, que indicassem a rota, já que essa é uma das "virtudes" da calçada portuguesa.
"Ter o chão diferenciado não serve de nada, as coisas distinguem-se com sinalética", observa, sublinhando que é mais fácil repor pedras de calçada do que lajes e que esta é permeável, permitindo o escoamento de água, ao contrário das lajes.
Opinião semelhante tem António João Bento, que vive no concelho de Olhão e é um acérrimo defensor da calçada portuguesa, piso que escolheu para os jardins e parte do interior da sua casa.
O pugilista sugere que havia hipóteses mais baratas para criar uma rota de ligação entre os largos, como, por exemplo, a colocação de pedras de calçada em forma de setas, a indicar o caminho.
"Em vez de preservarem o que é nosso, inventam e vão copiar coisas a outros países", lamenta o pugilista, conhecido como Bento Algarvio, opinando que a operação deve ter como base um negócio, para "servir os interesses de alguém".
Já Manuel Batista, apesar de não gostar da parte estética da intervenção, por considerar que a combinação das lajes com a calçada está "mal feita", admite que alguns largos foram valorizados, pois estavam degradados.
Contudo, considera que o material usado devia "identificar-se mais com a cultura portuguesa" e não ser uma cópia do pavimento que existe noutros locais e que não tem nada de português.
António Pina recusa que o trabalho esteja mal feito, explicando que os remates entre a calçada e as lajes são propositados e fazem parte da visão do arquiteto que criou o projeto.
A intervenção, executada ao abrigo de apoios comunitários, deverá estar terminada em julho, concluiu."

In DN, 2014-04-19, por Lusa, texto publicado por Paula Mourato

1 comentário:

Alexandre Silva disse...

Há que lembrar que no Porto se começou a eliminar a calçada, a mais emblemática que tinha na Av. dos Aliados, há cerca de 10 anos, com os arranjos urbanisticos por causa do metro. O Siza dizia que o tradicional da avenida era o ganito. Efectivamente é característico do Porto, mas naquele caso, há fotografias da construção da avenida com os passeios de calçada, que formavam belos arabescos e desenhos, enormes porque os passeios são largos.
Parece que a calçada está a ganhar enimigos não só em Lisboa. Parece que até no brasil.