23/09/2016

Projecto de Museu Judaico no Largo de São Miguel - Pedido de esclarecimentos à DGPC


​Exma. Senhora Directora-Geral do Património Cultural
Arq. Paula Silva


Somos a solicitar a V. Exa. que nos esclareça sobre se o projecto (estudo prévio?) apresentado há dias para o Museu Judaico, a construir no Largo de São Miguel, em Alfama, teve parecer prévio favorável dos serviços da DGPC/IGESPAR/IPPAR, quando e qual a sua autoria, uma vez que a sua concretização irá implicar um tremendo impacte arquitectónico e paisagístico no local, colocando em causa o valor patrimonial deste pequeno largo, que se encontra abrangido, segundo cremos, pelas zonas gerais de protecção de um imóvel classificado como de Monumento Nacional (Castelo de S. Jorge) e de um Imóvel classificado como de Interesse Público (Igreja de S. Miguel), potenciando-se assim como um grave precedente na zona.

Uma adequada conservação do património urbanístico exige, a nosso ver, a preferência por intervenções mínimas e pouco intrusivas, devendo os novos edifícios seguir regras de escala, volumetria, gramática e linguagem que não rompam com o equilíbrio compositivo das pré-existências ou falsifiquem o meio ambiente urbano, princípios estes que fazem parte das mais importantes cartas internacionais relativas à salvaguarda das cidades históricas, como é do conhecimento de V.Exa.

Reafirmamos que, obviamente, nada nos move contra a construção do “Museu Judaico de Lisboa”, muito pelo contrário, trata-se de um equipamento cultural muito bem-vindo, mas não podemos aceitar que esta proposta coloque em causa os valores de uma cidade que pelo valor incontestável que possui, até se encontra neste momento na "Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial" como “Lisboa Histórica-Cidade Global". Consideramos mesmo que este projecto como outros que entretanto possam surgir por se abrir um precedente numa zona tão especial como Alfama, coloquem definitivamente em causa este pretensão da Câmara Municipal de Lisboa e de Portugal junto da UNESCO.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso, Inês Beleza Barreiros, Maria do Rosário Reiche, João Mineiro, Gonçalo Cornélio da Silva, Júlio Amorim, Carlos Leite de Sousa, Fátima Castanheira, Jorge Lima

2 comentários:

Anónimo disse...


Parabéns ao Forum pelo seu constante esforço.
Lisboa já vos deve muito.

Miguel de Sepúlveda Velloso disse...

Obrigado a quem nos segue e encoraja