22/05/2008

Museus 'a la carte'


Em Outubro de 2006, o Governo apresentou o futuro Museu do Mar da Língua como “opção da [da sua] política cultural”, rapidamente extinguindo o Museu de Arte Popular, em Belém, cujo edifício passaria a ser sede do novo museu, de conteúdos virtuais – uma mina de ouro para as empresas do sector e uma mina de ouro também para o Estado que, deslumbrado com as novas tecnologias, deixaria de ter mais preocupações: num museu de conteúdos virtuais não é necessário gastar um cêntimo com a conservação do seu acervo ou investir no seu estudo.

Continuando a esquecer que, no quadrante ocidental, património e materialidade são indissociáveis, o Estado mostrava, uma vez mais, até onde pode ir o desprezo com que tem lidado com os museus sob a sua tutela, vários deles vendo-se obrigados a ter caixas de esmolas nos balcões de bilheteira para poder fazer face ao dia-a-dia.

A saga do extinto Museu de Arte Popular, porém, ainda não terminou. Na semana passada, o actual ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, afirmou “estar a rever” a localização do futuro Museu do Mar da Língua. De acordo com a agência Lusa, “o ministro disse ter a intenção de “dar continuidade” ao projecto iniciado por Isabel Pires de Lima, mas considera “mais adequada” a sua instalação na actual estação ferroviária do Rossio, no centro de Lisboa: em defesa do seu argumento, Pinto Ribeiro referiu a localização do Museu da Língua Portuguesa em S. Paulo (Brasil), “num interface, de metro/comboio onde passam milhares de pessoas”. O projecto do Museu do Mar da Língua, esse, tinha, à sua chegada ao ministério, “apenas uma execução de 2%”. O prazo de execução termina no final deste ano, dado o projecto ser financiado pelo Plano Operacional da Cultura (POC). A política dos museus a la carte é assim.

3 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

Ao menos não se arrasa com o Museu de Arte Popular e aproveita-se a estação do Rossio.

Acho interessante o paralelismo com a Estação da Luz, em S. Paulo.

Pena que, com isto, o primeiro acabe por se desfazer na mesma...

Anónimo disse...

O Museu do Mar da Língua? Ó sorte macaca...O que é que isto significa?

HOMOSAPIENS disse...

Que vamos aprender como falar peixe.LOL.