18/04/2006

Amanhã é a inauguração: faites vos jeux!




A «pedagogia» começou há 5 anos: os fins - Parque Mayer - justificavam (??) os meios, i.e. a «taluda», leia-se lei à medida, que poderá muito bem ser uma caixa de Pandora. Que saiu ao Casino Estoril, das mãos do governo de Durão Barroso, por iniciativa de PSL. Amanhã é a inauguração. Tem a única virtude de poupar uns cobres aos viciados que usam os últimos comboios do Estoril ao Cais do Sodré (perde a CP, claro). No resto é um mau exemplo, porque inverte as coisas.

Eu talvez vá lá um dia destes ver a obra, por curiosidade, como fui ao de Monte-Carlo ou ao de Dinard; ao primeiro porque é uma obra prima de Garnier, ao segundo porque estava a chover e praia com chuva não dá. Ao do Estoril só lá ia por causa do cinema e das sessões da meia-noite, ou, de quando em quando, jantar com os meus pais.

O Parque Mayer, esse continua na mesma, só que agora é da CML, ou seja, de todos nós. O Arqº Gehry já era, e brevemente será dado por findo esse magnífico episódio surrealista que foi ver Gehry escoltado por batedores da polícia municipal, e a amassar uns pacotes de papel a que alguém chamou maquetas, e ouvi-lo a elogiar o teatro do Maria Vitória e o sabor das sardinhas assadas. E agora a aposta parece ser recuperar o Capitólio integralmente e recuperar as outras salas. A gente agradece, e que o resto seja jardim, já agora, e deixem-se de tonterias.

Já me esquecia, há ainda um efeito colateral: a Bragaparques ganhou um negócio chorudo, para o local da Feira Popular, que agora virou caso de polícia. É assim a "política" em Portugal.

Faites vos jeux!

PF

Sem comentários: