17/04/2006

Morador na Rua da Madalena

Sou morador na dita rua e qual não é o meu espanto quando leio integralmente o documento que o Forum Cidadania Lx entregou à CML e não vejo uma única citação à palavra segurança, bem como à palavra insegurança, para a zona da Baixa. Será que estão a partir do princípio que ambas as palavras estão implícitas nas medidas que eles muito detalhadamente propõem? Desde que cá moro ainda não me aconteceu nada, mas ao meu vizinho do andar de baixo já vandalizaram o carro dele duas vezes, ainda por cima descapotável. Somos cobaias. Viemos para a Baixa, porque amamos a zona, pelo menos eu. Ninguém me tira daqui, nem os vândalos que por vezes agridem os homens do lixo de madrugada. Este é o meu habitat, mas haja o mínimo de condições de segurança. Não é obsessão minha querer segurança, mas obsessão, sim, dos que, ingenuamente, contribuem para a má reputação da zona, talvez para impedir a sua efectiva reabilitação. Muito sinceramente, desde que aqui estou, penso que a questão mais pertinente de todas é um consistente reforço policial da zona. Em Roma podem ser obcecados, talvez pela influência de políticas polémicas que todos nós sabemos de quem vêm que, por acaso, tem os seus dias contados, mas as pessoas andam literalmente à vontade nas ruas. Londres, Madrid, Barcelona, Amesterdão. Quase me arriscava a dizer que vale a pena dormir nas ruas dessas cidades quando não nos apetece dormir em casa. Passe a hiperbolização de algumas coisas que aqui referi, espero que encarem esta minha mensagem, como um simples alerta para a eliminação da insegurança na Baixa.

Hugo Loureiro

Sem comentários: