19/04/2006

Carmona Rodrigues concorda com saída da Penitenciária, e nós tb, mas ...

In Público (19/4/2006)

"(...) Autarca concorda com saída de prisão

O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, mostrou-se ontem satisfeito com a intenção do Governo de retirar as prisões das cidades, lembrando que será necessário alterar o Plano Director Municipal (PDM) para permitir um uso diferente dos terrenos. Carmona Rodrigues reagia assim às declarações do ministro da Justiça, Alberto Costa, ao Diário Económico, anunciando a intenção de transferir as prisões de Lisboa, Coimbra e Pinheiro da Cruz. "É uma ideia que me agrada", admitiu o autarca, salientando que um novo uso dos terrenos actualmente ocupados pelos estabelecimentos prisionais só será possível com uma alteração do PDM. A notícia veio "em boa altura", uma vez que o documento em vigor na capital está neste momento a ser revisto, mas lembrou que "tudo o que seja alteração do PDM" não depende apenas de câmara, tendo de ser submetido à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. I.B.
(...)"


Também nos agrada a ideia de transferir a Penitenciária de Lisboa para outro sítio que não aquele onde está ... mas será que por detrás desta ideia não estão estas outras:

1. Quererá o Ministério da Justiça aumentar a Prisão de Caixas, aproveitando o terreno já desbravado pelo projecto de construção da "cidade judicial", em bora hora abortado?

2. Quererá a CML alterar o PDM para prolongar a Avenida da Liberdade, Parque Eduardo VII acima, construindo finalmente a avenida a que em 1971 a mesma CML quis apelidar de Avenida Salazar?

3. Será que a Penitenciária vai ser um museu? Um condomínio fechado? Quarteirão de arte e design? Parque de diversões? Ou, simples e provavelmente, mais um hotel?



PF

Sem comentários: