19/04/2006

Belém: boas novas ou mega-empreitada?

A notícia está em todos os jornais, de que este e aquele são exemplos. Parece-nos uma notícia extremamente "oportuna" (dadas as recentes notícias sobre planos de urbanização para a Ajuda, Restelo e Junqueira), o que nos faz tecer, em jeito de provocação, os seguintes comentários:

1. Sobre o que parece ser o centro da "mega-empreitada", o novo Museu dos Coches, e ainda que entendamos que o seu acervo não é único no mundo ... há um dado que precisa de ser preciso: o local do novo museu dos coches. Pois se se confirma a "construção de raíz", então, das duas uma, ou vão deitar abaixo os edifícios das antigas oficinas do exército (e daí a presença do Min.Defesa) - conjunto de edifícios amarelos defronte à estação de comboios de Belém, e que já foram objecto de assinatura de 2 protocolos entre o MC, o MD e a CML, o primeiro ao tempo de Manuel Maria Carrilho, e, mais recentemente, entre Pedro Santana Lopes e o governo de Durão Barroso - para construir um novo edifício, ou, então, trata-se de nova construção em local alternativo. Em qualquer dos casos, urge esclarecer a população de qual dos casos se trata, e de quem é o projecto de construção, e de que projecto se está a falar.

2. Sobre o papel da CML em Belém, convinha que a mesma, antes de anunciar seja o que for, se esforçasse primeiro por:
a) Disciplinar o estacionamento e o trânsito que são caóticos e anárquicos, com situações de estacionamento em cima dos passeios mesmo defronte ao Palácio de Belém, inclusive; mais as dezenas de arrumadores ilegais, etc., etc..
b) Reparasse o relógio-de-sol a norte do jardim da fonte luminosa, cuja âncora mais parece ser produto de qualquer naufrágio.

3. Sobre a presença da Senhora Ministra da Cultura, seria bom que o seu ministério:
a) Restaurasse os dois coches monumentais de João V que, inexplicavelmente, ainda não foram recuperados depois de tal ter sido prometido aquando da Expo'98.
b) Evitasse futuras intervenções como a que foi feita no pórtico principal do Mosteiro dos Jerónimos, que está à vista de todos ... havendo até quem afirme que onde dantes havia figuras em pedra há agora figuras em gêsso!

4. Sobre a presença do Manuel Pinho, depois da sua OPA (operação pública de arrasamento) hostil sobre a casa de Almeida Garrett, estamos falados acerca daquilo que o senhor ministro da economia entende por valor cultural.

PF

Sem comentários: