29/05/2006

Presidente da AML contra projecto do Largo Barão de Quintela

In Público (27/5/2006)

"A presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Paula Teixeira da Cruz, é contra o projecto do parque de estacionamento no Largo Barão de Quintela, no Chiado, e irá fundamentar a sua posição na próxima reunião do órgão autárquico.
Confrontada com a intenção da Câmara de Lisboa de alterar o projecto paisagístico do largo, da autoria de Gonçalo Byrne, para preservar a sua traça, mas contemplando o novo estacionamento, a vice-presidente do PSD disse: "Vou manifestar terça-feira publicamente as razões da minha profunda discordância com o projecto de estacionamento de um parque subterrâneo no Largo Barão Quintela. São razões de ordem histórica, cultural, urbanística e legal."
A presidente da AML, enquanto vereadora da oposição durante o mandato de João Soares, já se manifestara contra o projecto, tendo também questionado o acordo celebrado com a Fábrica Italiana da Igreja do Loreto, que considerou "pouco claro".
Já o vereador da Cultura, José Amaral Lopes, garante que não conhece o processo em discussão e por isso, em teoria, defende que a melhor solução deveria ser o alargamento do parque do Largo de Camões, "se tecnicamente for possível".
"Deve ser preservado o património e a memória histórica e cultural da cidade, sem que isso signifique que as cidades fiquem estáticas e sejam museus. Temos de compreender que as necessidades das pessoas e as formas como elas vivem são diferentes das dos séculos passados, mas também ter a consciência do valor do património histórico e da nossa identidade cultural. Isso significa que qualquer intervenção nos locais históricos e classificados não pode prejudicar essas mesmas características", diz.
"À partida defendo que qualquer intervenção, que seja absolutamente indispensável, deve preservar a memória do local e, nesse contexto, ser a mínima possível", conclui
".

PF

Sem comentários: