07/02/2007

Parque da Bela Vista: antes e depois do Rock in Rio!!


Um exemplo gritante do muito mal que se tem feito à cidade de Lisboa nos últimos tempos.

Pinto Soares

10 comentários:

José Carlos Mendes disse...

Obrigado pelas fotos. É uma prova indelével.

É o maior crime ambiental do santanismo-carmonismo contra a Cidade de Lisboa.

Desafio ao Forum: vamos iniciar uma revolta popular contra este crime?

Nos termos do Protoclo, é obrigação da empresa repor o Parque.

O Parque.

Não a urbanização que dele fizeram.

Anónimo disse...

Pela minha parte, desafio aceite. Irei transmitir a info. Aceitam-se sugestões. Paulo Ferrero

Anónimo disse...

Minha proposta: começando pelo mais simples, sugiro que da próxima vez que o assunto for a Câmara a Oposição vote CONTRA em vez de favoravelmente. E já agora, que recuse os convitezinhos da praxe, por uma questão de princípio. Simples, não é?

Dário Nantes disse...

é uma vergonha e uma indignidade para esta cidade! tivemos um Abecasis que deu conta do urbanismo da capital, temos agora uma dupla que dá cabo do que resta do ambiente! Há que pedir responsabilidades á empresa organizadora e principalmente á edilidade que não fiscaliza! è uma pena ter uma câmara ausente. é uma vergonha o que se passa nesta cidade. Há que pressionar os vereadores. Porque não enviar ao Sá Fernandes uma petição para que seja interposta uma providencia cautelar contra a realização do proximo Rock In Rio?
um abraço
cb

José Carlos Mendes disse...

SOS!

Do que se trata é da lesão essencial contra o Parque e do cumprimento do Protocol.

O novo RinR é só em 2008. E o dono da Better World que o promove já está a fazer agulha para o alargar a Madrid, como se sabe.

Mais: seria bom não partidarizar.

Passe a simpatia pessoal que tenho por ele, JSF, para o bem e para o mal, é hoje vereador pelo BE.

Se houvese lugar hoje a uma providência cautelar - mas não há, porque não está agendada nem foi tomada na CML qualquer deliberação para o novo RinR -, então devíamos ser nós, Forum mais associações a convidar, mais quem o entendêssemos, mas da sociedade civil.

E podemos sem grande esforço garantir um advogado que nos acompanhe nesta tarefa e sem megafones. Acho que quem deve «brilhar» aqui é o Forum e as associações (Quercus, Lisboa Verde, ART,associações da zona: os bairros dos Loios e das Amendoeiras têm uma organização cívica forte, por exemplo... e tal).

Desculpem a franqueza.

É a minha posição, o mais clara e limpída possível.

José Carlos Mendes disse...

Desculpem as gralhas: foi à pressão, como sempre.

Mas o centeúdo é aquele.

Anónimo disse...

para variar andam todos às escuras. Desde o principio que os serviços da cml, os tecnicos, não os politicos, previram a situação actual.
Ninguém ligou! Fez-se a festa, lançaram-se os foguetes, etc, etc... e temos aquilo.
Agora não há dinheiro e muito provavelmente Lisboa estará entalada com um compromisso qq com a organização pelo que provavelmente não poderá voltar atrás.

Paulo Ferrero disse...

Recebemos do Gabinete do Vereador António Prôa o comentário que passamos a enunciar:

«Gostaríamos de começar por agradecer a preocupação demonstrada com os espaços verdes da Cidade, no caso concreto do parque da Bela Vista.

Contudo é imperioso referir que a comparação feita, não corresponde à verdade, nem é séria. Vejamos:

As fotografias ilustram a Zona Central do Parque da Belavista. Pode ler-se na fotografia do lado esquerdo P. da Belavista DEPOIS do Rock in Rio. Ora, como se torna evidente após um olhar cuidado, a fotografia não foi tirada DEPOIS mas sim DURANTE. De facto, constata-se a existência das tendas assim como o palco. Quanto à foto do lado direito “ANTES “, o que se pode deduzir é que no momento em que foi tirada não ocorria nenhum evento.

Por outro lado, e relativamente à diferente tonalidade entre ambas as fotografias, importa referir que, sendo o revestimento vegetal do Parque da Bela Vista um prado de sequeiro, a tonalidade do mesmo revestimento no final da Primavera/ Verão (foto da esquerda) é amarela/acastanhada, sendo que no Outono / Inverno a mesma fica esverdeada (foto do lado direito). Este facto poderá ser confirmado no decorrer deste ano pois que estando com uma tonalidade esverdeada nesta altura, quando chegarmos ao Verão a mesma ficará, de forma natural, com um tom amarelado/acastanhado.

Aproveitamos ainda a oportunidade para informar que, para a última edição do Rock in Rio a Câmara Municipal de Lisboa, procurando minimizar os efeitos da realização de um grande evento no Parque da Bela Vista, estipulou um conjunto de regras de utilização que, tendo sido respeitadas pela organização, em muito minoraram esses mesmos efeitos.

Agradecemos, e, se nos permitem, incentivamos, todos os comentários e sugestões que, de forma séria, contribuam para uma melhoria da nossa Cidade.

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete do Vereador António Prôa»

Anónimo disse...

Lembro aqui que o empreendimento é de origem municipal. Foi a Câmara que contratualizou (!) com a empresa o q ali está feito. Os próprios serviços da camara fizeram muita coisa. Não sei se tudo.

Parece-me que para além de se exigir a reposição é de exigir um inquérito ás condições do contrato e dos "benefícios" para a Câmara.

Isto para já não falar da leviandade que foi a permissão de concentrar milhares de jovens num dos locais mais perigosos de Lisboa em termos de aterragem de aviões. Não é por acaso que ali não há casas. Aquilo é o cone de aproximação da pista!


Um abraço
Guilherme Alves Coelho

Dário Nantes disse...

continuo com a minha ideia subscrevendo por inteiro o que o josé mendes disse. mesmo após o esclarecimento do vereador. e aproveito para convidar o mesmo sr. a passear pela freguesia de Sta. Maria dos Olivais e verificar o estado de abandono a que foram votados os espaços verdes e todas as arvores que se deitam abaixo por velhice e que não se repoem