01/10/2010

EasyJet mais perto de ter uma base no aeroporto da Portela

In Público (1/10/2010)
Por Luís Filipe Sebastião

«O aeroporto de Lisboa pode vir a aumentar o movimento de companhias de baixo custo. EasyJet e Ryanair posicionam-se na linha de partida

Desconto

A companhia britânica easyJet já terá escolhido o aeroporto da Portela para instalar a sua primeira base aérea em território português. Um porta-voz oficial da companhia low cost (baixo custo) disse ao PÚBLICO que, para já, "não há comentários" e classificou as notícias acerca da decisão como "rumores".

Porém, segundo noticiava ontem o Diário Económico, a instalação da easyJet no aeroporto de Lisboa deverá ser anunciada dentro de três semanas. A cidade portuguesa terá sido escolhida a partir de uma short list que incluía outras cidades como Amesterdão, Barcelona e Copenhaga. O investimento da segunda companhia que transporta mais passageiros no aeroporto lisboeta poderá render ao turismo da capital receitas na ordem dos 1200 milhões de euros no período de seis anos, de acordo com estimativas avançadas pelo mesmo jornal.

Um porta-voz da ANA-Aeroportos de Portugal, questionado acerca da decisão tomada pela easyJet, também respondeu ao PÚBLICO que a empresa gestora de infra-estruturas aeroportuárias "não comenta", para já, estas informações. Fonte da empresa confirma, no entanto, que "há negociações em curso" e admite mesmo que a instalação da empresa na Portela "é uma forte possibilidade", mas ainda não passa disso mesmo.

Também a Ryanair, companhia irlandesa de baixo custo, que já opera a partir do Porto e de Faro, está em negociações com a ANA para começar a operar do aeroporto de Lisboa no próximo Verão. A Ryanair transporta anualmente 3,3 milhões de passageiros desde o Porto e Faro. Daniel de Carvalho, director de comunicação da empresa, manifestou-se esta semana confiante no bom curso das negociações com a ANA, apesar de alguns constrangimentos de ordem operacional na Portela de Sacavém.

"Tanto quanto é do conhecimento da ATL [Associação de Turismo de Lisboa], não corresponde à verdade que a Ryanair esteja a negociar a instalação de uma base em Lisboa", comentou Vítor Costa, director-geral do organismo de promoção do turismo lisboeta, acrescentando, contudo, que "é conhecido o interesse que esta companhia tem desde há muito tempo em começar a operar para Lisboa".

O mesmo dirigente da ATL, numa declaração escrita enviada ao PÚBLICO, salientou, porém, que, "dado o posicionamento da Ryanair, seria interessante para Lisboa que essa intenção se concretizasse no futuro, quer porque esta companhia tem uma grande capacidade de gerar fluxos de turistas, quer porque o perfil dos seus clientes permitiria contribuir para diversificar o nosso turismo."»

1 comentário:

Julio Amorim disse...

Ora isto é uma excelente notícia para Lisboa e que pode trazer muitos euros....