27/10/2010

Arquivo Municipal/pedido de audiência a Vereadora da Cultura


Exma. Senhora Vereadora da Cultura
Dra. Catarina Vaz Pinto


Vimos por este meio solicitar uma audiência a Vossa Excelência em vésperas de se "comemorarem" oito anos exactos sobre o fecho do Arquivo Histórico de Lisboa, uma vez que o mesmo foi encerrado pela CML no dia 28 de Outubro de 2002.

Com efeito, desde então que os cidadãos e os investigadores, em particular, nacionais e estrangeiros estão privados de consultar o Arquivo Histórico.

Acresce que nos outros pólos do Arquivo Municipal, a situação também nos parece ser grave: o Arquivo Intermédio está instalado "temporariamente" num espaço concebido para garagem no Bairro da Liberdade (Campolide), e o Arquivo do Arco Cego dispõe de instalações reduzidíssimas.

Diz-se agora que a ideia de V.Exa. é reabrir definitivamente o Arquivo Histórico no edifício de Campolide, o que consideramos ser uma solução sem dignidade, havendo como há vasto património histórico, propriedade da CML, ao abandono e sem projecto de recuperação e utilização à vista. Pensamos que essa sim seria a solução ideal.

Solicitamos, pois, uma audiência a Vossa Excelência, em data a acordar, a fim de sabermos qual a estratégia da CML para o Arquivo Municipal no seu todo; audiência essa em que teremos a honra de ser acompanhados, em princípio, por Maria Filomena Mónica, Marina Tavares Dias e Rui Tavares.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Fernando Jorge e Bernardo Ferreira de Carvalho

Sem comentários: