27/10/2010

«NEM TUDO O QUE LUZ É OURO»

Rua Augusto Gil
Avenida de Madrid
Rua Victor Hugo
Avenida de Roma
Avenida de Roma
Avenida João XXI

Lisboa não é Paris, ninguém lhe chama cidade luz. Mas isso não justifica, diz o grupo de cidadãos Fórum Cidadania Lx, que a qualidade dos candeeiros da cidade esteja a diminuir drasticamente.

Claro que o Cidadania Lx não quer discutir eficiências energéticas, mas o bom gosto. "Porque acreditamos que os candeeiros de iluminação pública contribuem também para a caracterização das áreas urbanas históricas consolidadas, defendemos a prioridade na sua manutenção e restauro", dizem.

E alertam ao mesmo tempo a Câmara Municipal para a necessidade de salvaguardar estes candeeiros (que são na verdade valiosas colunas de iluminação modernistas, da década de 40, que se mantêm em relativo bom estado, apesar da falta de cuidados de manutenção, ao contrário das actuais, próprias das zonas industriais e que com poucos anos mostram sinais de degradação).

Os exemplos estão à vista, dizem, nas Avenidas Novas. Para o fórum, isto não faz sentido. é preciso preservar os candeeiros da década de 40 "enquanto testemunhos das primeiras colunas de iluminação pública de design moderno da capital, e até do país." Nós? Nós juntamo-nos ao apelo. E dizemos não aos candeeiros de auto-estrada no meio da cidade.

por Ângela Marques, Time Out Lisboa, 20-26 de Outubro

4 comentários:

Anónimo disse...

deem lhe cidadania lx! alguem tem q proteger o nosso patrimonio dos ignorantes dos nossos governantes!! gostava de saber para ond vao todos os cadeeiros de epoca q sao retirados das ruas de lisboa... ferro velho ou jardim de um qualquer boy?...

Anónimo disse...

ISTO É UM HORROR!!! ISTO É UM ESCÂNDALO!!!

Xico205 disse...

Reportagem "algo" facciosa: em qualquer candeeiro os cães urinam, em qualquer candeeiro é colocada publicidade ilegal, em qualquer candeeiro se vê a tampa aberta.

O que não falta por Lisboa são exemplos destes em candeeiros de betão.

Maxwell disse...

Logo o primeiro é do mesmo estilo dos da 2ª Circular, verdade?