19/11/2012

A poluição passou da Av. da Liberdade para a Rua da Escola Politécnica!

Chegado por e-mail:

Bom dia,

«Reparei que desde 6a feira (dia 16), não sei se antes, há uma estação móvel de medição de ar na Praça do Príncipe Real (pelo menos julgo que seja - envio foto em anexo).

Espero que seja para fazer a medição da poluição do ar, que piorou exponencialmente, com os engarrafamentos produzidos pelas alterações de trânsito da Av. da Liberdade e do Marquês de Pombal (ver mail anterior encaminhado).

O que não me parece correcto é que esta medição esteja sendo feita onde em um dos lados existe um jardim de considerável dimensão. Assim, será muito menos fiável em termos de reportar a realidade da qualidade do ar, do que se estivesse numa localização onde haja prédios dos dois lados, ou pelo menos não haja um espaço tão amplo de um dos lados. Se fosse colocada, por exemplo, no largo da Igreja de São Mamede, creio que seria uma medição muito mais fiável.

Melhores cumprimentos,

Cristina Gomes»

4 comentários:

Anónimo disse...

De que interessa tirar poluição de um lado para colocar noutros? A unica forma disto deixar de acontecer é quando as pessoas começarem a deixar as periferias e voltarem a habitar o centro. Numa Área metropolitana em que maioria dos seus habitantes vive fora da cidade torna-se óbvio que estas medidas nunca terão resultados positivos como o esperado.

Pedro Gomes disse...

Está efectivamente desde 6a feira, e é para medir a poluição do ar e efectuar a respectiva comparação com os valores medidos na Av. Liberdade. Posterioromente irá para a praça dos Restauradores e a rotunda do Marquês. Quanto à poluição propriamente dita, não sei se passou de um lado para o outro, vamos ver os resultados das medições. E não era possível colocar o SNIF Air Lab no largo da igreja, porque não existe ponto de ligação à electricidade disponível e porque aí os critérios de localização estabelecidos na legislação não seriam minimamente cumpridos (por exemplo, distância a cruzamentos). de qualquer das formas, em ambos os locais não será significativamente diferente porque o coberto vegetal também funciona como barreira.

Xico205 disse...

Era mais que previsivel. Quando a manta é curta, se se puxa dum lado destapa do outro.


Ó filha, ninguem está interessado em saber o real numero da poluição dessa rua, o importante era tirar carros da Av da Liberdade que isso é que rende votos.

Filipe Melo Sousa disse...

Isto é pior que tirar poluição de um lado para o outro. Provavelmente a poluição aumentou em todo o lado devido ao para-arranca na avenida. Para piorar, o Costa aumentou o trânsito em todas as outras ruas, piorou a poluição na cidade toda, e irritou imensa gente apenas por teimosia. Nunca subestimem a capacidade da estupidez humana.