27/11/2012

Feliz Natal ? ... por António Sérgio Rosa de Carvalho.


Depois do desastre e abuso ... da boa vontade e expectativas dos Lisboetas, do desperdício financeiro, dos "contorcionismos simbólicos" e consequente total incapacidade de comunicação ... pelos "Sinais de trânsito no Marquês de Pombal e chapéus-de-chuva na Praça do Chile resultante das sete instalações concebidas por arquitectos e designers para assinalar a quadra"…. agora, perto das eleições, e em plena crise económica com um Comércio em desespero ... parece que o bom senso prevaleceu ? Vamos ver ...
António Sérgio Rosa de Carvalho


Câmara gasta mais 100 mil euros em iluminações de Natal

A Câmara de Lisboa quer gastar 250.000 euros em iluminações de Natal, um valor superior em 100.000 ao investido no ano passado para dinamizar o comércio local. No Natal passado, a autarquia trocou as iluminações tradicionais por obras de arte que assinalaram a quadra em várias zonas da cidade, gastando 150.000 euros, menos 700.000 do que gastara em luzes em 2010.
Este ano, a câmara vai pagar à União de Associações de Comércio e Serviços (UACS) 250.000 euros para que ilumine as artérias da Baixa e outras ruas da cidade ainda a definir até ao Dia dos Reis (6 de Janeiro), de acordo com protocolo a celebrar entre as partes. No documento, citado pela Lusa e que tem discussão marcada para a reunião de executivo de quarta-feira, os vereadores do Espaço Público e da Economia, José Sá Fernandes e Graça Fonseca, respectivamente, consideram "essencial promover mecanismos que contribuam para o acréscimo de movimento nas ruas e nas lojas".
Os autarcas justificam que as iluminações são "um motivo de atracção e apelo às compras, bem como um factor de animação" de Lisboa e que a quadra "é aquela em que muitos comerciantes esperam compensar prejuízos de meses anteriores".
A câmara recorda ainda que as luzes de Natal "têm sido um dos pontos altos de fomento do comércio" na cidade, assumindo um relevo acrescido no período particularmente difícil que o sector atravessa no país. Além de ficar responsável pelas iluminações, a UACS fica obrigada a criar um seguro de responsabilidade civil para cobrir eventuais acidentes.
in Público Local

5 comentários:

Anónimo disse...

ainda vão montar luzes?
é bom que se despachem que Dezembro está à porta.. para montar as luzes que seja para estarem o maximo de tempo acesas..
na Amadora ha uma semana que ja as acenderam ... há que fazer render o "investimento"..

Anónimo disse...

Mais valia a cml gastar esse desperdício em vouchers entregues aos que fizessem compras na Baixa, para depois os poderem utilizar em entradas nos espaços ou espectáculos promovidos por ela (isto digo eu).

Anónimo disse...

"na Amadora ha uma semana que ja as acenderam ... há que fazer render o "investimento"

Só os bimbos é que começam o Natal e os seus preparativos (como os enfeites e o acender das luzes) em Novembro.

O natal e tudo o que o envolve é para começar em Dezembro!

Tristeza....

Xico205 disse...

Preferiamos um Natal com menos censura no blog!

Hipocrisias não obrigado.

Anónimo disse...

A CML não devia gastar um cêntimo em "iluminuras".
Há Fome ou ainda não apareceu a fominha?
Não são com estas medidas que se dinamiza o Comércio.
Ainda não se tomou a devida medida das dificuldades que vão aparecer para pagar as Pensões.
Digam os números e a previsão até quando é sustentável a Segurança Social.