29/11/2012

Atrair novos habitantes

Uma "guerra" invisível está a ser travada actualmente entre várias zonas do globo apenas com o propósito de atrair pessoas com grande fortunas. Pessoas originárias essencialmente de França, de Inglaterra e dos EUA, que estão a deixar os seus paises face ao aumento dos impostos. Só no Reino Unido, entre 2009 e 2011, o número de contribuintes com rendimento anual superior a 1 milhão de Libras decaiu de 16000 para 6000. Neste capitulo, Holanda, Bélgica, Singapura e Suiça estão a liderar esta "guerra" acolhendo de bom grado esta enorme massa monetária que cada indivíduo transporta. Mesmo dentro da Suiça, os vários Cantões disputam de forma aguerrida a presença de milionários estrangeiros e suiços. Muito discutida foi a recente transferência do domicilio fiscal do suiço mais rico - Ernesto Bertarelli - do cantão de Vaud para o cantão de Berna. A importância de atrair estes novos habitantes deve-se ao impacto que a presença dos mesmos tem na economia local. São pessoas que gastam normalmente valores muito elevados no seu dia a dia, com impacto directo e comprovado nas empresas da zona. Restaurantes, lojas de roupa, supermercados, lojas gourmet, entre outros beneficiam deste influxo monetário que de outra forma não existiria. A pergunta que faço é : Está a cidade de Lisboa a fazer alguma coisa para atrair novos habitantes ?

10 comentários:

Anónimo disse...

Os gestores da cidade de Lisboa, tanto quanto me apercebo, andam todos contentes por atrairem jovens que vão morar em HOSTELS CLANDESTINOS, que compram o que comem no Lidl ou no Minipreço ou no Pingo Doce ou noutro qualquer do género, e que emborcam umas cervejolas atrás das outras na bandalheira para toscos da noite lisboeta.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Moro em Lisboa há 64 anos, e ultimamente a única coisa que procuro é um pretexto para dela sair.
Qualquer destino me serve, mas normalmente recorro a Lagos e Sintra, onde tenho poiso e abrigo. Por vezes, também Alvaiade (uma pequena aldeia da Beira Baixa) me serve para fugir desta terra - porca, caótica, desordenada, sem auto-estima.

Anónimo disse...

Mas qual é o estrangeiro que quer viver em bairros que parecem favelas, junto a espaços públicos terceiro-mundistas cheios de indigentes, ou em bairros que mesmo sendo centrais têm aspecto e vivência de suburbio? Lisboa podia ser um pequeno paraíso para atrair novos habitantes do exterior, mas nem toda a gente quer diminuir a sua qualidade de vida para vir viver para uma cidade sem qualquer brio e que até assusta pela sua decadência.

Anónimo disse...

Adoro a dramatização que algumas pessoas fazem. Se têm essa imagem de Lisboa, e se pensam que só Lisboa é assim, devem de ir mais ao estrangeiro, porque isso há em todos os países. todas as cidades, independentemente de que país estejamos a falar, têm áreas boas, e menos boas. É aquele tipo de negativismo que certas pessoas que têm uma vida pessoas cheia de frustrações tanto gostam de usar como pretexto para dizer parvoíces. Sim, Lisboa não é perfeita, pois não existe tal coisa como uma cidade perfeita, todas têm os seus problemas. Mas, tem que se observar o lado negativos e o lado positivo, e fazem uma observação imparcial. E, de preferência, contribuir com algo positivo, em vez de se andarem sempre a "chorar".

Anónimo disse...

Lisboa tem um potencial fabuloso. Em termos pessoais, diria que só falta uma estância de sky perto. Não há muitas cidades no mundo assim. Não está é a ser aproveitada ao máximo.

Anónimo disse...

As pessoas que dizem que os outros "devem de ir" mais ao estrangeiro "devem de" começar por regressar à escola e, além disso, "devem de" deixar de pensar que, lá por terem ido aos caramelos em Badajoz, conhecem as cidades europeias onde é inexistente a bandalheira que se vê por toda a Lisboa .

Anónimo disse...

Bem podem ir viver para aqui, criminosos não faltam a passear pelas ruas de Londres!

http://www.globalresearch.ca/financial-crime-in-londons-parasites-paradise-or-the-best-sanctuary-money-can-buy/5307928

Conceição Esteves Cardoso disse...

Sr Carlos Medina Ribeiro percebo perfeitamente o que quer dizer, eu vivo ao pé de um bairro histórico, (para ser mais precisa) vivo ao pé do Chiado e esta Lisboa já não é a mesma de outros tempos, a mesma que me fascinou e onde há quase 20 anos escolhi residir.

Está uma cidade suja, feia e morta, desde a monstruosidade do número de veículos automóveis, à falta de condições das calçadas e dos passeios e estradas, a sujidade dos mesmos, a descaracterização da identidade dos edifícios e de zonas históricas, os grafites, os dejectos dos animais, a falta de vias com condições para transportes alternativos, poucos espaços verdes e arboretos, o descuido dos poucos espaços verdes que existem desde a completa indiferença até à incompetência de projectos de requalificação, o número crescente de sem abrigos e imigrantes e mendigos que se concentram à noite em frente da entrada dos supermercados e em bancos e cantos de edifícios em pleno centro histórico, a falta de educação das pessoas, enfim a cidadania....

Tudo isto faz com que pense( cada vez com mais frequência) em vender o meu andar e ir viver para o Alentejo onde tenho familiares e possivelmente oportunidades de emprego.
São muitos problemas para resolver de imediato e mesmo se forem resolvidos vai ser necessário muito tempo , tempo que eu não tenho e prefiro viver feliz em outro lugar.

Anónimo disse...

Ainda hoje, para mal dos meus pecados, aproveitei o dia soalheiro e fui até à Baixa (para me dirigir a certa loja da Rua de Santa Justa) e não só regressei a casa com as solas dos sapatos cravejadas de cacos de vidros como deparei com uma banda de uns 10 jovens marmanjos estrangeiros (que falavam uma língua qualquer "arrevesada") bem bebidos e cada um com a sua garrafa de cerveja na mão. E é disto que Lisboa gosta

Anónimo disse...

Anónimo anterior, teve sorte em não sofrer qualquer intimidação ou não ter sido insultado, se fossem portugueses de origem africana estava tramado(e não estou a ser racista estou a ser realista e a relatar os factos, racistas são os vândalos de que fui vitima) já me aconteceu varias vezes ser abordado com intenções criminosas e insultuosas.