19/11/2012

Recolha do lixo


Chegado por e-mail:

«Boa noite,
Gostava de lançar um tema que não ouço discutir: a hora de recolha do lixo na cidade de Lisboa. Na minha rua, na freguesia Coração de Jesus, a recolha do lixo a noite e' feita diariamente, excepto domingos, entre as 23h e a meia-noite. Há ainda uma outra recolha de lixo feita de manha, não sei se diariamente, por volta das 7h30m.
Pessoalmente acho este horário de recolha muito mau porque na pratica acorda os moradores que dormem antes das 23h ou depois das 7h30. Eu vivi em Londres, há 10 anos atras, e assistia a recolha do lixo por volta das 15h da tarde, o que para mim faz muito mais sentido. Porque adoptamos este horário em Portugal? Para deixar fluir mais o transito automóvel? O que e' qualidade de vida? Chegar mais depressa do ponto A ao ponto B, ou uma boa noite de sono, a hora que nos preferimos?
Joana»

10 comentários:

Anónimo disse...

Na Amadora, a recolha do lixo é feita a partir das 8h.

Anónimo disse...

fazer a recolha do lixo durante o dia não faz qualquer sentido. durante o dia, o trânsito seria inaceitavelmente perturbado (há muitas zonas em que não há alternativa para os camiões pararem fora da via pública); a recolha demoraria muito mais tempo (e camiões carregados de lixo entalados no tráfego com a sua carga mal-cheirosa faria ainda menos pela qualidade de vida na cidade do que interrupções do sono de 10 minutos); e recolhas às 3 da tarde, especialmente durante o verão, agravariam ainda mais o problema do lixo enfeitando e perfumando as ruas de lisboa.

os horários mencionados no mail são perfeitamente razoáveis e dão um intervalo de 7 a 8 horas de descanso sem interrupções.

/ana

Anónimo disse...

A mensagem da Ana é bastante pertinente e responde à questão da Joana.
Deixem-me só fazer um reparo porque já é de tal forma viral que algo tem de ser feito.
A autora do texto inicial e grande parte dos portugueses, quer sejam eles jornalistas, pivots de televisão, professores, políticos usam a expressão "há ... anos atrás". Isto é um erro porque quando se usa o verbo haver como indicador de um período de tempo este é sempre no passado, pelo que atrás é, depois de um erro, uma redundância como "descer para baixo".
Vamos acabar com isto de uma vez por todas, vamos respeitar a língua portuguesa.

Anónimo disse...

Polémica?
Há tanto para fazer polémica.
Ainda aparecem boas ideias e sugestões, mas logo a seguir as contradições.
E se dissermos que há pessoas que descansam durante o dia?
E que há pessoas que têm insónias?
Conhecem os ciclos do sono?
A ideia é de apoiar.
Quanto às horas é acessório.

Como está não está bem.

15 horas ou 11 horas, seria sempre caso de estudo e reflexão.
Tanto para mudar.
Cargas e descargas de mercadorias?
Horas impróprias.
Engarrafamentos.
Obras na via pública.
Abertura de buracos, colocação de alcatrão.
Horas impróprias.

Desculpem.

Xico205 disse...

"há ... anos atrás". Isto é um erro porque quando se usa o verbo haver como indicador de um período de tempo este é sempre no passado, pelo que atrás é, depois de um erro, uma redundância como "descer para baixo".
Vamos acabar com isto de uma vez por todas, vamos respeitar a língua portuguesa.

7:15 p.m.

---------------------

Tambem aprendi dessa maneira, mas os cromos que aqui andam disseram que estava mal e que a minha professora da primaria ensinou mal.

Anónimo disse...

Por ser feita a recolha de lixo às 8h na Amadora há por vezes problemas de trânsito!

Julgo que a noite é a melhor altura, mas diria a partir da 21h ou o mais tardar às 22h.

Em Lisboa vivi situações de camiões do lixo recolherem o vidão à meia-noite! Para além dos demasiado ruidosos camiões, o vidro a ser recolhido não é propriamente silencioso...

Anónimo disse...

E com a recolha a meio da tarde os baldes ficavam todo o dia na rua... um tipo saída de manhã para o trabalho e punha um pote de lixo mal cheiroso no meio do passeio e ao chegar a casa voltava a po-lo para dentro... grande ideia Joana!

Anónimo disse...

Senhor Xico o que tem a dizer sobre a hora de recolha?
A sua reflexão será importante.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Senhor Xico o que tem a dizer sobre a hora de recolha?
A sua reflexão será importante.

9:02 p.m.

------------------

Não me aquenta nem me arrefenta, é-me indiferente.

Nas ruas apertadas do centro de Lisboa é melhor ser à noite para não empatar quem tem pressa nas deslocações, nos bairros mais novos pode ser de dia e é assim que acontece por isso como está está bem. A unica coisa que não está bem é cada vez que vão despejar os caixotes uma parte do lixo cai para o chão e fica a cheirar mal e aparecem ratos, formigas, baratas e moscas.

Anónimo disse...

Recolha do lixo de dia é completamente descabido em Portugal. Primeiro porque a temperatura média em Portugal é bem maior do que em Londres, e, por isso, o lixo não deve estar a "ferver" nos caixotes durante o dia, e a provocar maus-cheiros, bicharada e sei lá que mais. Em segundo lugar porque a recolha durante o dia provocaria o caos no trânsito da cidade, que simplesmente impediria a mobilidade normal dos cidadãos. Em Londres a cidade tem condições bem diferentes. O problema é que as pessoas não respeitam a hora de colocação do lixo, nem os locais apropriados, pondo o lixo a qualquer hora nos vários caixotes que vão ficando pelas ruas, ou simplesmente atirando com os sacos de lixo para o interválo entre o estacionamento dos automóveis, para as valetas, para as papeleiras, para a base das árvores, ou simplesmente, para o meio da rua.