01/06/2015

Afinal como é, agora estão a acrescentar mansardas que não estavam previstas antes???


Aprovado, certo?

Em obra

Chegado por e-mail:

«Olá boa tarde,

venho por este meio deixar uma sugestão de publicação no vosso fórum.

Não sei se estão ao corrente da recente alteração no emblemático exemplar do estilo arquitectónico Português Suave na praça D.Luís I junto ao mercado da Ribeira. Esta alteração inicialmente previa apenas a reabilitação integral do edíficio que, apesar da má escolha de cor, respeitava o mesmo. No entanto, dado o início das obras repara-se que estão a colocar águas furtadas no lado nascente do edíficio, o que desvirtua completamente o mesmo, pois cria o evidente desequilibro estético da sua imponente estrutura, pois além da constatação clara desta aberração a nível visual, quem alguma vez viu um edifício Português Suave com este tipo de águas furtadas?!

Nota-se que esta alteração apenas advém do aproveitamento rasca de espaço por razões de rentabilidade, e que no entanto, caso fosse estritamente necessário poderia facilmente ter sido alcançado através da emulação do acrescento do lado poente do edíficio, o que seria sem dúvida uma intervenção muito mais equilibrada e responsável.

Sei que o processo, dado que já avança a todo o gás, é muito provavelmente irreversível, o que é uma pena e uma perda para todos nós. No entanto, acho que mesmo assim as pessoas merecem ser informadas deste tipo de atentados ao património.

Envio-lhe também os renders dos dois projectos, o inicialmente previsto e a alteração.

http://lx-projectos.blogspot.pt/2014/07/lisbon-8-building.html

http://www.linceco.com/emp_detail.php?id=33&lang=pt

Muito obrigado pela sua atenção

Melhores cumprimentos

Ricardo Jesus»

4 comentários:

Anónimo disse...

Vai mesmo ficar desta cor????????? POR FAVOR NÃO!

Anónimo disse...

Um perfeito atentado de péssimo gosto feito por ignorantes, burgessos e especuladores. Pobre edifício. Pobre Praça D. Luís I.

Anónimo disse...

A CML não tem uma palavra a dizer sobre este verdadeiro atentado?!

Como é Senhor Arquitecto Manuel Salgado?

Do zinco ao gosto rasca vale tudo?

Anónimo disse...

Era tão bonito...