Lisboa, três exemplos de más práticas com o beneplácito da Junta de Freguesia da Estrela e conivência da CML. A de cima lago seco do jardim da Burra, a do meio, um dos maiores exemplares de bela-sombra em Lisboa, mutilado no jardim de Santos, a terceira, lago com a fonte destruída no mesmo jardim e água salobra com evidentes riscos para a saúde pública.
Esta pequena comparação demonstra claramente a deriva destrutiva dos órgãos administrativos de Lisboa, Juntas de Freguesia que nas suas recentes e lustrosas competência se entretêm a a podar e a abater as árvores com base em pareceres discutíveis e na ausência completa de análise de alternativas. CML que desinvestiu nos últimos meses em relação ao tratamento e manutenção de inúmeros espaços verdes, sobretudo na zona central-histórica. Por todo o lado as flores deixaram de existir, o coberto sub-arbóreo tem sido destruído e as árvores abatidas ou podadas de forma selvagem.
E todos os pretextos são válidos, alergias, temporais, falta de luz, como se noutras cidades não houvesse temporais, pessoas com alergias, ruas mais ensombradas. Há é outra cultura que exige das autoridades uma atitude mais ecológica e não o seu contrário.
Avenida Guerra Junqueiro, Valmor, da Liberdade. Rio de Janeiro. Jardins Constantino, de Santos, das Amoreiras, do Torel, do Príncipe Real, Calçada da Ajuda, e muitas outras zonas da cidade. Lisboa tem vindo a perder as suas grandes árvores e os seus jardins mais emblemáticos. |
4 comentários:
Gosto!
Aqui em Lisboa, e excluindo os botânicos e os grandes jardins, contam-se pelos dedos das duas mãos a quantidade de árvores adultas que existem!
Vivemos mesmo num fim de mundo! E os poucos que ainda vivem nestas zonas ainda são espremidos como limões com aumentos de IMIS, novas taxas de água e mais taxas e taxinhas de tudo e mais alguma coisa. Vejam o caso da nova Taxa Municipal de Protecção Civil!
E o Costa ainda tem a lata e a desonestidade de vir dizer que é preciso "proteger" a classe média.
Assinem:
http://peticaopublica.com/viewsignatures.aspx?pi=PT78920
Somos um país de bimbos, o que estão à espera... Até nos logradouros enchem tudo de cimento e barracões.
Enviar um comentário