07/03/2007

Campo Pequeno Requalificação do jardim começa este mês e termina no Verão

In Público (7/3/2007)
Inês Boaventura

«A requalificação do jardim do Campo Pequeno, que contempla a plantação de 140 árvores, o redesenho dos caminhos pedonais e a recuperação dos canteiros, vai arrancar até ao final de Março, segundo a Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno. "Estamos na fase de ultimar a adjudicação ao empreiteiro, que deverá entrar em obra ainda este mês", disse ao PÚBLICO o vice-presidente da SRUCP, Góis Ferreira, explicando que os trabalhos se devem prolongar por um período máximo de quatro meses. Chega assim ao fim um compasso de espera que se arrastava desde Maio de 2006, quando o vereador dos Espaços Verdes da Câmara de Lisboa anunciou que a requalificação do jardim arrancaria "o mais tardar no final do mês". Segundo disse na altura António Prôa, a obra orçada em 824 mil euros seria custeada pela SRUCP, como forma de indemnização pelos danos causados naquele espaço durante a intervenção na praça de touros, que se traduziram na necessidade de abater 60 árvores. Ontem, o vice-presidente da empresa confirmou, finalmente, que esta vai suportar os custos e executar os trabalhos de requalificação do jardim, destacando que tal "é uma mais-valia para a cidade". Góis Ferreira atribuiu o atraso no arranque da obra à necessidade de firmar um acordo com a autarquia, que desenvolveu o projecto e vai fiscalizar a sua implementação. O vereador dos Espaços Verdes afirmou ter desde Maio de 2006 a informação de que a SRUCP iria executar a obra, existindo "um compromisso escrito e reiterado" nesse sentido, mas admitiu que foi "um processo complicado e demorado". I.B. »

F-I-N-A-L-M-E-N-T-E!

A ver vamos.

Nota: seria óptimo se a CML desse andamento ao que o seu Presidente respondeuà recomendação da AML, ou seja, que iria encetar esforços no sentido de tirar dali aquele inenarrável campo de jogos, que para ali nunca devia ter ido. Devolva-se aquela área ao jardim!

3 comentários:

Diogo Moura disse...

Aqui estaremos para ver se é desta!

Anónimo disse...

Aquele "inenarrável campo de jogos", como lhe chama, é o único equipamento desportivo naquela zona da Cidade! (tirando o degradado terraço com balizas do Liceu Filipa de Lencastre, que não é acessível ao público.)
O Vereador Pedro Feist vai-lhe agradecer o incentivo para acabar com mais um equipamento desportivo em Lisboa.
PS: E já nem quero falar na vergonha que é termos o espectáculo degradante das touradas mesmo no centro de Lisboa!

Unknown disse...

Touradas à parte, aguarda-se recompensas por cada ratazana apanhada no jardim (algumas confundiveis com coelhos até pelo mais apto caçador), que todas as noites se passeiam livremente pelas redondezas.
E espera-se que o problema dos vários sem-abrigo que por ali fazem pousada, incluindo uma paragem de autocarros abandonada que virou um verdadeiro "chalet" de cartões e mantas sujas, seja resolvido.
Reza-se para que não fiquemos com outro jardim da Casa da Moeda, onde o lixo e a degradação continuada dos equipamentos, bem como a presença de sem-abrigos é prato do dia...