09/03/2007

A tarde em que quem ficou à porta do São Carlos assistiu à ópera

In Diário de Notícias (9/3/2007)
Maria João Pinto
Nuno Fox (imagem)

«Assim se "demonstra que a ópera é um espectáculo vivo, que sabe emocionar, que não é algo de bafiento". Paolo Pinamonti, director do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), era ontem um espectador entre as largas dezenas de espectadores que, ao final da tarde, por decisão já tomada ou apanhados de surpresa, fizeram uma pausa no trajecto trabalho-casa para ir à ópera. Assistindo ao ar livre - sentados, de pé ou circulando devagarinho de automóvel pela Rua Serpa Pinto - à transmissão da récita d'A Valquíria, de Richard Wagner, que à mesma hora decorria em sala. (...)

Neste retomar da Ópera ao Largo, nome dado à iniciativa, Paolo Pinamonti traça um balanço "extraordinariamente positivo" dos resultados alcançados. "Ajudar a animar o Chiado, coração simbólico de Lisboa, é um aspecto que nos dá imensa satisfação", sublinhou ao DN, tal como o simples gesto de levar a ópera à rua, "aproximando-a de um público que nunca entrou no São Carlos, provavelmente por pensar que esta seria uma sala intransponível" e que o teatro lírico seria (ainda) um espectáculo de e para elites.
(...)»

Ah, Pinamonti, Pinamonti, que bela iniciativa, mas creio que seja apenas o cumprir daquela ditado alentejano, «pérolas a ...».

Sem comentários: