06/06/2008

Esgotos de 100 mil fora do Tejo em 2009

In Público (6/6/2008)
Catarina Prelhaz

«Construção do colector de esgotos da frente ribeirinha deverá arrancar em Julho. Efluentesdo Porto de Lisboa continuarão a ser lançados ao rio sem tratamento, admitiu Sá Fernandes


Os esgotos de 100 mil habitantes de Lisboa que são lançados directamente ao rio Tejo vão começar a ser tratados na Primavera de 2009. A garantia foi dada ontem pelo vereador dos Espaços Verdes da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, a cerca de 780 alunos de 16 escolas do concelho, agrupadas no cinema São Jorge para o III Congresso da Criança.
Segundo Sá Fernandes, é "inadmissível" que os esgotos de 20 por cento dos habitantes da cidade continuem a ser despejados no rio sem qualquer tratamento, ainda por cima numa das zonas mais emblemáticas de Lisboa, o Terreiro do Paço.
Para fazer face a este problema, a empresa multimunicipal responsável pelo saneamento do Tejo e do Trancão - Simtejo - avançará em Julho com a construção do novo colector de esgotos da zona ribeirinha, que permitirá que os efluentes domésticos sejam canalizados para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara.
Fora da intervenção encabeçada pela Simtejo, inicialmente orçada em 20 milhões de euros, ficarão os esgotos da área administrada pelo Porto de Lisboa, que continuarão a ser lançados directamente ao Tejo, salvaguardou o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda durante a reunião com as crianças.
Confrontada com as declarações que Sá Fernandes proferiu no Dia Mundial do Ambiente, a Simtejo recusou para já adiantar mais pormenores, mas fonte da empresa admitiu que "está praticamente tudo acertado" relativamente à intervenção. Quanto à anunciada interrupção do trânsito na Av. Ribeira das Naus, Sá Fernandes preferiu não adiantar datas ou prazos.
O anúncio de Sá Fernandes surgiu em resposta às questões sobre a política ambiental da autarquia formuladas por cada uma das 16 escolas presentes no Congresso da Criança, uma iniciativa promovida anualmente pela Câmara durante a Semana do Ambiente.
Em Novembro do ano passado, o presidente da autarquia, António Costa, revelou que a construção do colector entre Santa Apolónia e a Av. 24 de Julho arrancaria até ao final de 2007 ou, "o mais tardar", no início de 2008, mas as obras acabaram por não começar dentro do prazo previsto. À data, o autarca socialista não precisou aos jornalistas quanto tempo é que a Av. Ribeira das Naus teria de ser cortada, mas admitiu que seria por um período "significativo".
Em Abril de 2006, já o anterior presidente da Câmara, Carmona Rodrigues, tinha anunciado que as obras do novo colector iriam avançar e deveriam estar terminadas no segundo trimestre de 2007.
Para além do problema dos esgotos lançados ao Tejo, o III Congresso da Criança ficou ainda marcado por outras questões ambientais (ver caixas), a que o vereador respondeu sempre com intervenções que remeteu para o final do mandato, em 2009.
É "inadmissível" que os esgotos de 20 por cento dos lisboetas continuem a poluir o Tejo, admitiu Sá Fernandes»

2 comentários:

João Amaro Correia disse...

http://khiasma.blogspot.com/2008/06/praa-das-flores-de-ao.html#links

Anónimo disse...

quants vezes já ouvimos isto?