03/06/2008

Hospital da Estefânia ganha lar para receber famílias de crianças internadas

In Público (3/6/2008)
Daniela Gouveia

«O Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, tem a partir de hoje uma casa pronta a acolher gratuitamente as famílias das crianças internadas ou em tratamento no maior hospital pediátrico do país. "Uma casa longe de casa", diz a sua criadora, para utentes que vivam fora da grande Lisboa, incluindo residentes nas ilhas e nos países africanos de língua oficial portuguesa.
A obra pertence à Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM), cujas principais preocupações são "a saúde e o bem-estar das crianças", e representou um investimento de um milhão e meio de euros, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, valor angariado pela fundação. Uma residência com dez quartos, duas salas de estar, a cinco minutos a pé do Hospital, "onde os membros da famílias poderão dormir, comer, tratar das suas roupas, descansar e encontrar apoio de outras famílias vivendo situações semelhantes", segundo o director executivo da FIRM em Portugal, João Sá Nogueira.
De acordo com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), ao qual pertence o Hospital Dona Estefânia, "esta casa será mais um contributo para a humanização dos cuidados de saúde às crianças".
O protocolo entre a FIRM e o Dona Estefânia estabelece que a selecção das famílias é da responsabilidade dos serviços sociais do hospital pediátrico e a gestão da casa fica a cargo da Fundação. Por isso, a instituição de solidariedade social enfrenta agora o desafio de "angariar fundos na ordem dos 180 mil euros para assegurar a manutenção anual da residência", o que leva a que João Sá Nogueira considere "prematuro" falar de novos projectos.
A Fundação foi criada em Portugal no ano 2002 e colabora com Hospital Dona Estefânia desde 2004. No dia da inauguração da primeira Casa Ronald McDonald em Portugal, a instituição privada sem fins lucrativos e o hospital pediátrico comemoram quatro anos de colaboração num projecto que "poderá agora alargar-se a todas as crianças internadas noutros serviços do CHLC como por exemplo no Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHLC - Hospital de Santa Marta", segundo adiantou ontem ao PÚBLICO o Conselho de Administração.
A primeira Casa Ronald McDonald foi criada em Filadélfia, nos Estados Unidos, impulsionada pelo atleta Fred Hill. Após a hospitalização da filha com leucemia, o jogador de futebol americano reuniu a sua equipa e amigos proprietários de um restaurante McDonald"s para juntos construírem a primeira de mais de 250 casas de acolhimento espalhadas por 50 países em todo o mundo.
O Hospital Dona Estefânia recebe por ano mais de 12 mil crianças, algumas vindas dos arquipélagos e dos PALOP »

Há que manter o D. Estefânia onde ele sempre esteve. E todos seremos poucos para fazermos com que quem de direito corrija o erro de acabar com ele. Por isso o boletim da Campanha pelo Hospital D. Estefânia.

Sem comentários: