11/12/2008

Quem salva o património dos séc.XVIII-XIX?

Antes era assim:



Hoje, está assim:





Muito se tem falado da Avenida, do PUALZE para aqui e para ali, da PDM, das cérceas, do património que ali existe(ia), isto e aquilo; mas tudo continua na mesma, pior, caminhando a largos passos para o desaparecimento TOTAL dos edifícios de valor arquitectónico da zona, que é como quem diz dos que ainda restam dos séculos XVIII e XIX. A Rua Rosa Araújo é o exemplo-mártir mais pungente, mas a coisa anda por ali à solta, naquele rectângulo delimitado pela Ruas do Salitre/Nova de São Mamede/Rodrigo da Fonseca/Castilho/Barata Salgueiro/Mousinho da Silveira/Rosa Araújo.

O motivo é óbvio: são prédios com poucos andares, geralmente com apartamentos com elevado número de divisões, e ainda por cima com logradouro. Ou seja: há a tentação de aumentar a cércea, esquartejar os apartamentos, esventrar o logradouro. As receitas extraordinárias de tal investimento guloso sobrepõem-se, regra geral (infelizmente), ao respeito pela memória, pela identidade e pela estética.

Neste palacete do séc.XVIII, sito a tardoz do Hotel Tivoli, logo a seguir ao Hotel Veneza, foi tudo estropiado, como as imagens documentam, aproveitando o ensejo da demolição (sem apelo nem agravo ... nem qualquer menção oficial no sistema Gesturbe da CML) do edifício da Rua Barata Salgueiro, Nº 29 (foto em baixo) para construção apressada de um novo edifício (já em construção adiantada).

O ainda mais engraçado da coisa no que diz respeito ao palacete das traseiras do Hotel Tivoli é que a única coisa aprovada pela CML para ali diz respeito a um certo túnel de ligação do hotel ao palacete, aprovado em 2004. Dessa altura há registo de parecer do IPPAR, e de várias menções ao PDM. Depois disso, o que entrou no sistema foi um pedido de alterações durante a obra, sujeito a licença ... que está 'em apreciação'.

Conclusão: uma coisa é a teoria outra é a prática. E no que toca a esta última, muito em breve diremos adeus definitivo ao pouco que resta do plano inicial das Avenidas.


Rua Barata Salgueiro, Nº 29



Fotos: CML e ASRC

4 comentários:

Anónimo disse...

A culpa é do Santana Lopes. Mainada!

Anónimo disse...

O anónimo madrogador das 3:43pm, deveria dormir em vez de dizer baboseiras.
Santana Lopes esteve na CML pouco mais de 3 anos, haver culpados será o afunilamento cultural dos arquitectos portugueses. A necessidade de serem polémicos vão liofilizando a cidade e os seus edificios, do alto dos seus pedestais estão convencidos da sua exaltação da novidade e inovação gratuita, não se apercebem que a única inovação que na realidade conseguem criar são espaços ondes ninguém quer estar, trabalhar ou viver.

Anónimo disse...

Como se pode fazer diferente com esta Câmara, isto é, com a máquina instalada na Praça do Municipio?

Anónimo disse...

Oa Srs. Arquitectos(n todos)aprenderam aquilo na escola e não sabem fazer de outra maneira.
Querem é projectos "arrojados" que normalmente significa desenquadrado, feio e autista!
é a sociedade individualista e egoista a falar atravás da Arquitectura.