01/12/2008

Viseu: semáforos "cronometrados" do Rossio fazem sucesso entre peões e automobilistas

Viseu é a primeira cidade do país a ter semáforos que avisam peões e condutores dos segundos que faltam até surgir o verde ou o vermelho, uma medida "importada" pela autarquia que está a ser aplaudida pelos utilizadores.

A funcionar há um mês, os painéis de contagem regressiva dos cinco semáforos do Rossio estão a revelar ter sido uma boa aposta e, por isso, a autarquia pretende instalá-los em "pelo menos outros tantos" semáforos até ao final do ano, segundo o seu vice-presidente, Américo Nunes.

"Avançámos com a experiência nesta zona central da cidade e o acolhimento é muito positivo. Estamos neste momento já para ampliar a outras áreas sensíveis", adiantou.

Esta ideia já foi implementada nalguns países, sobretudo do Norte da Europa, tendo chegado a Viseu graças às muitas vantagens que apresenta, nomeadamente o "aumento da segurança de peões e automobilistas" e a "melhor fluidez de trânsito".

"Verificamos que, no atravessamento, as pessoas têm outra postura. O peão quando verifica que falta um ou dois segundos para que o verde se extinga e passe a vermelho já não atravessa", contou.

Por seu turno, "o automobilista engrena a primeira velocidade quando faltam dois segundos para aparecer o verde", podendo até esse momento descansar os pés.

"Não há necessidade de fazer arranques bruscos, de ter o pé na embraiagem e o carro numa rotação superior, consumindo mais combustível e produzindo mais CO2 e outros gases nocivos", acrescentou o autarca, frisando que esta demonstrou ser uma solução em que todos ganham.

Outra das vantagens dos painéis de contagem regressiva é o seu "custo muito acessível", de "apenas algumas dezenas de euros por unidade", o que, segundo Américo Nunes, leva a uma "óptima relação custo/benefício".

Os segundos de espera podem ser mais ou menos, dependendo do trânsito e do número de passagens de peões na passadeira.

"Por exemplo, no Rossio sabemos que há um fluxo muito grande de pessoas e, portanto, a temporização para os peões é superior a outra zona onde passam em menor número. Privilegiamos o peão ou o automobilista em função das contagens de passagem", explicou.

Quem tem de passar frequentemente pelo Rossio, zona central da cidade de Viseu, onde está o edifício da Câmara Municipal, mostra-se satisfeito com estes semáforos "cronometrados".

"Acho que foi uma boa iniciativa, principalmente para os peões. Temos um tempo de espera e sabemos quantos segundos faltam para podermos atravessar a estrada", afirmou Teodoro Cassoma.
(...)
In Publico

Para quando um sistema igual ou parecido em Lisboa?

3 comentários:

Renato disse...

Estive em Viseu na semana passada e vi, com grande espanto, estes
maravilhosos contadores! Uma simples palavra: Resultam!

Anónimo disse...

E quanto tempo de verde deve ser dado ao peão?

O Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de Agosto, determina que por cada 40cm de atravessamento deve ser dado um segundo de verde.

Assim, por exemplo, se uma passadeira atravessar duas faixas de rodagem (aprox. 7,00m), devem ser dados 17,5 segundos de verde ao peão.

Isto não é um exagero - pensem nos idosos, por isso é que eles vivem em pânico.

E, agora, façam as contas em Lisboa...

Arq. Luís Marques da silva disse...

Estive este fim de semana em Viseu e constatei que de facto, a solução resulta.
O tempo para peões e automobilistas é suficiente e o temporizador parece aumentar a fluidez do tráfego.