17/10/2012

Gebalis desiste de suspeito de peculato contra vontade de António Costa.




Gebalis desiste de suspeito de peculato contra vontade de António Costa
Por Ana Henriques in Publico

Autarca diz-se boquiaberto com polémica que rodeou contratação de Gil Martins, decidida em menos de 24 horas. Roseta forçou saída


A empresa que gere os bairros sociais de Lisboa, a Gebalis, prescindiu dos serviços de consultoria de Gil Martins, o ex-comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil suspeito de peculato e falsificação de documentos. O especialista tinha sido acabado de contratar.
A notícia foi dada ontem por um contrariado presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que se declarou "boquiaberto" com a polémica suscitada pela contratação ao mesmo tempo que elogiava a competência profissional de Gil Martins, com quem disse ter tido "o privilégio de trabalhar" no Ministério da Administração Interna. Defendendo que as suspeitas que impendem sobre o ex-comandante o impossibilitam de desempenhar cargos a nível da administração de empresas como a Gebalis mas não lhe retiram "o direito ao trabalho que q...ualquer pessoa tem", o autarca admitiu, no entanto, que foi outro o entendimento que teve da questão a vereadora Helena Roseta, responsável pelos bairros sociais. Daí que a Gebalis tenha agora prescindido dos serviços de Gil Martins - pouco depois de o contratar por um ano à razão de dois mil euros mensais, com o objectivo de aconselhar a empresa em matéria de prevenção de incêndios.
O que António Costa não disse foi se a Gebalis terá agora de indemnizar o ex-comandante ou se ele será transferido para outra empresa ou outro departamento municipal. "O contrato feito pela Gebalis tem uma cláusula estranha: diz que a câmara se pode substituir à empresa municipal na contratação de Gil Martins", faz notar o vereador do PSD Victor Gonçalves. Mas este não é o único aspecto peculiar do processo. "O conselho de administração da Gebalis recebeu a 17 de Julho a proposta de prestação de serviços de Gil Martins. E decidiu contratá-lo logo no dia seguinte, a 18 de Julho", espanta-se o vereador social-democrata.

Sem comentários: