23/10/2012

Caos na Rua Xavier Araújo, junto à saída da Estação do Metro das Laranjeira​s

«Exmos Senhores

Depois de tomar conhecimento das vossas iniciativas para o melhoramento da cidade de Lisboa e porque gosto muito da minha cidade, tomei a liberdade de enviar este emai para conhecimento de todos.

A Rua Xavier Araújo, junto à estação do metro das Laranjeiras é aquilo a que se pode chamar "UM CAOS URBANO".

A Rua em causa, tem falta de tudo.

1- Falta iluminação pública
A falta de luz torna aquela rua muito perigosa quer para os moradores quer para todos aqueles que saem da estação do metro das Laranjeiras para se dirigirem ao hospital dos Lusíadas;

2- Falta Higiene
A sujidade acumulada sobre a terra batida (zona que deveria ser calçada para peões circularem) é muita.
Está coberto de vegetação silvestre e de dejectos de animais que aí fazem as suas necessidades. É desnecessário dizer que esta situação constitui uma ameaça à saúde pública numa zona residencial, de passagem para as pessoas que utilizam o metro e numa cidade que pretende ser considerada limpa e saudável. É frequente a circulação de ratos na rua.
Enfim, o lixo acumulado é muito e o cheiro na rua é incomportável;

3- Passeio para os peões circularem
O passeio que existe serve de parque de estacionamento para os carros. Os peões que saem da estação do Metro das Laranjeiras e pretendem fazer o caminho a pé até ao Hospital dos Lusíadas, veem-se impossibilitados de o fazer, porque o "mato" que cresce ao longo do espaço, que deveria ser passeio, as impossibilita de o fazer. A única forma, possivel , de circulação de peões na Rua Xavier araújo é na estrada ao lados dos carros. É uma situação perigosa e intolerável;

4- Zonas de estacionamento para carros
Os peões que tentam circular naquela rua têm visto o seu diminuto espaço constantemente usurpado por veículos estacionados ilegalmente.
O passeio da Rua em causa, chega a estar totalmente ocupado por duas e três filas de carros estacionados que, para além de danificarem o espaço público, dificultam a vida a todos os cidadãos que nela precisam de circular em particular a pessoas de mobilidade reduzida, carrinhos de bebé, pessoas em cadeira de rodas e idosos. A solução é ir para a estrada, pondo em risco as suas próprias vidas.

5- SINALIZAÇÃO adequada .
Os acidentes são permanentes.Os carros estacionados em cima do passeio tiram a visibilidade a quem pretende entrar na via para se dirigir à Estrada da Luz. Os carros que vêm lançados da Av Lusíada e viram para a Xavier Araújo sem qualquer tipo de controlo, por esta apresentar troços mais estreitos , provocam acidentes, de tal forma que chegam colidir com outras viaturas que estão estacionadas . Penso que uma sinalização adequada evitaria muitos problemas.

As fotos em anexo mostram parte das necessidades referidas.

Os moradores daquela rua, há mais de uma década que lidam com esta situação, apesar das denuncias.

É uma situação que já não conseguimos suportar

Com os melhores cumprimentos

Maria João Barroso

PS. As fotos que envio em anexo, ilustram bem alguns dos problemas a que me refiro»

1 comentário:

Anónimo disse...

Este blogue é execepcional.
Os nossos agradecimentos.
É possível dar notícia sobre os contornos e a feliz decisão do Complexo Desportivo da Lapa continuar a prosseguir os seus fins. Fala-se que o Ginásio Clube Português iria assumir parte da gestão, será um bom propósito para que a população e a esquecida Federação de Lutas Amadoras possam continuar a utilizar o espaço?
Gostavamos de saber algo.
Obrigado e a continuação dos alertas. A cidadania de Lisboa e a Cultura de Portugal agradecem.