18/12/2007

CML anula 30 rescisões de avenças

In Sol Online (18/12/2007)
Por Margarida Davim

«O vereador José Sá Fernandes anunciou, esta terça-feira, que 30 dos 127 trabalhadores a recibos verdes dispensados no final de Outubro vão ver os seus contratos renovados na Câmara de Lisboa. Mas o sindicato continua apreensivo e acusa Sá Fernandes de aproveitamento político

Trinta dos 127 avençados que receberam, no final de Outubro, as cartas de aviso da não renovação dos seus contratos de avença na Câmara de Lisboa vão voltar a ter um vínculo contratual com a autarquia.

José Sá Fernandes garante, num comunicado enviado às redacções, que a anulação de 30 cartas de rescisão de contratos de avença de trabalhadores da Câmara de Lisboa foi «confirmada ontem, pelo Executivo, na Comissão de Finanças da Assembleia Municipal».

De acordo com Sá Fernandes, a situação destes avençados foi reavaliada e «em breve estes trabalhadores deverão ser informados da anulação das suas cartas de rescisão» que receberam entretanto.

No mesmo documento, o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda revela que entregou «há algumas semanas, no gabinete do Presidente da CML um dossiê com vários casos de trabalhadores que constituíam situações inequívocas de contratos de trabalho».

Sindicato apreensivo

Apesar do anúncio de José Sá Fernandes, o Sindicato dos trabalhadores do município continua apreensivo com a situação dos mais de mil avençados que trabalham na Câmara de Lisboa.

Libério Domingues, dirigente do sindicato, desvaloriza o entusiasmo do vereador bloquista e diz aguardar por uma reunião com o vereador dos Recursos Humanos, Cardoso da Silva, «para mais esclarecimentos, uma vez que ele sim é o responsável por este processo».

Para o sindicalista, o comunicado de Sá Fernandes é um aproveitamento político, já que «o sindicato não conhece nenhuma iniciativa do vereador no sentido de resolver a situação dos avençados».

Libério Domingues diz querer, agora, «conhecer os critérios» que foram usados para reavaliar os casos dos 30 trabalhadores cujas rescisões de contratos vão ser anuladas, antes de fazer mais comentários.

No entanto, deixa um aviso relativamente aos contratos de todos os avençados da autarquia, que estão neste momento a ser alvo de uma reformulação. «No novo contrato, o município deixa de ser obrigado a dar um aviso prévio na rescisão do contrato», denuncia o sindicalista, para quem esta será uma forma de «tirar tempo de reacção» aos funcionários.

«Desta vez, só houve a possibilidade de desencadear todo este processo, porque os trabalhadores foram avisados com dois meses de antecedência» , sublinha, revelando-se preocupado com as novas alíneas introduzidas nos contratos de avença da Câmara de Lisboa. »

O que tem este tema a ver com o Vereador Sá Fernandes, muito gostava eu de saber. Eu, sinceramente, preferia que o JSF anunciasse o desenlace final do dossier «Campo de Tiro de Monsanto», ou expusesse publicamente o clausurado do acordo CML/Rock in Rio, por exemplo. É possível antes do fim do ano?

18 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

...provavelmente os tais avençados prestariam serviços em algum departamento que esteja sob a alçada do vereador JSF. Como superior hierárquico caber-lhe-á a decisão final....

Anónimo disse...

provavelmente os tais avençados são os tipos do bloco de esquerda que o Sá Fernandes se comprometeu a segurar para não ser chutado pelo Bloco. Nos serviços tutelados por ele há muitos...

Filipe Melo Sousa disse...

O problema não são só estes 30 avençados. São os 10.000 burocratas inúteis que lá trabalham à nossa conta. Quando haverá coragem política para os começar a despedir?

daniel costa-lourenço disse...

Meu Senhores, parece-me que não se combate o despesismo estatal e autárquico com demagogia...Classificar 10.000 tranalhadores de burocratas inúteis é pura demagogia e desacredita quem faz a crítica.

A CML é um monstro, é verdade, que se devora a sia própria e terá trabalhadores a mais, como o resto da Administração Pública.

Resta saber se esses avençados serão mesmo nomeações políticas ou não, ou estão a suprir necessidades permanentes e são essenciais(como existem milhares) a fazer as vezes de outros que já deviam ter saído.

Portanto...atirar umas bocas ao ar é tao fácil e criminoso, como despedir 30 avençados por ser mais fácil e manter 30 calões com vínculo, sem resolver a questão de fundo que é a reoorganização da estrutura.

Anónimo disse...

Só comentários da treta.
Foram enviadas 127 cartas de rescisão e, apesar de nenhuma ser relativa aos serviços tutelados pelo Sá Fernandes, certos senhores apressaram-se a dizer que a responsabilidade era da "maioria PS/BE".
Sá Fernandes declarou publicamente que, discordando do envio das cartas, iria interceder para que as rescisões fossem reavaliadas e continuou a defender a integração dos avençados no quadro. Pois foi isso mesmo que aconteceu.
Como resultado imediato, houve 30 casos em que as rescisões foram de facto anuladas.
Pois bem, agora certos senhores, nomeadamente do sindicato, dizem que o Sá Fernandes não se pode meter no assunto. Meteu-se e muito bem, conforme lhe competia e consegiui alguma coisa.
No seu pelouro não houve cartas de rescisão porque desde início que assumiu que todos os trabalhadores a recibo verde deverão ser integrados no quadro.
O Bloco nunca meteu ninguém nos serviços, ao contrário do PS, PC, PSD e PP, e está contra esse clientelismo partidário e continuará a combatê-lo.
Certos senhores prefeririam que tudo se mantivesse na mesma na Câmara, mas estão enganados. Têm de ter paciência...

Filipe Melo Sousa disse...

Parece haver um problema em chamar as coisas pelos nomes:

Burocratas Inúteis, que engolem 70% do orçamento. Distribuem empregos, e habitação à borla aos amigos. Privilegiam as empresas dos amigos, e outras que lhes dão luvas. Criminosos protegidos pela lei.

daniel costa-lourenço disse...

A CML tem advogados de defesa, não precisam de mais um, mas...

As generalizações sempre foram perigosas...e injustas...e demagógicas...

Em qualquer situação, esteja quem estiver em causa.

Diogo Moura disse...

Esta tem piada. Até parece que Sá Fernandes não é da maioria camarária e parece que agora dá uma de VEreador de Recursos Humanos.
Devia estar mais preocupado em defender os munícipes como defendia anteriormente...

daniel costa-lourenço disse...

é impressão minha ou este blog "independente" está, afinal, politizado por todos os lados?

Filipe Melo Sousa disse...

"é impressão minha ou este blog "independente" está, afinal, politizado por todos os lados?"

já vi bloquistas bem encapuçados
não é o caso deste blog

daniel costa-lourenço disse...

nao sei se reparou, mas é-me completamente irrelevante que se esteja a falar do bloco ou de qualquer outro partido político...o meu partido é a cidade...

espanta-me que ultimamente se atacam decisões sem se saber o conteúdo delas, atacam-se pessoas sem se nomear, imputa-se a prática de crimes e factos ilíctos sem os discriminar (o que em si constitui crime)...

tudo seria permitido numa conversa de café...agora num espaço de discussão pública, há que ter algum pudor...

ou não me digam que vou ser cruxificado por não entrar na pandilha e disparar contra tudo o que a CML ou o poder isntituído faz... haja paciência

hugo daniel de oliveira

hugo daniel de oliveira

Pedro Homem de Gouveia disse...

Sou funcionário da Câmara de Lisboa.

Todos os dias "dou o litro", tal como muitos colegas meus.

Muitos de nós recebemos ordenados miseráveis.

Ninguém diz que na CML tudo é puro - há excepções na CML, mas também há excepções em TODAS as instituições, públicas e privadas.

Fazer a reputação dos funcionários da CML "pagar" pela inépcia de outros na estruturação dos serviços (por exemplo) passa ao lado do problema.

A generalização que o Sr. Filipe Melo Sousa faz é injusta, abusiva e indigna deste blog.

Agradeço que, como homem de bem que deve ser, retire o que disse.

Obrigado.

Filipe Melo Sousa disse...

Caro Pedro Gouveia, nem esperava eu outra posição da sua parte. Obviamente que não esperava. Eu se tivesse um tacho, também faria tudo para manter a minha vantagem à custa dos contribuintes, e convencê-los que estaria a dar o litro.

O problema é que o resultado está à vista. Lisboa é, apesar da injecção gigantesca de dinheiros públicos, miseravelmente governada.

Pois, eu como pessoa de bem, não trabalho para a máfia. Se se sentir bem a desviar dinheiro honestamente ganho pelos contribuintes para alimenta-la, faça como mandar a sua consciência.

Pedro Homem de Gouveia disse...

Sr. Filipe Melo Sousa,

Repito: a generalização que faz é injusta, abusiva e indigna deste blog.

Mais, releva do pouco conhecimento que tem da realidade da Câmara.

Dialogar de forma construtiva sobre os problemas da Câmara pode contribuir para a resolução dos problemas da cidade.

Ter uma postura do tipo "não sei nem quero saber, são todos uns corruptos, acabe-se com a Câmara" só leva a que tudo fique na mesma... ou que vá ficando pior.

Mais não digo - se não quer ser cavalheiro, também não vale a pena falar do resto, não é?

Filipe Melo Sousa disse...

Caro Pedro Gouveia, vou passar por cima da sua tentativa patética de inverter os pápéis. Quem está indignado sou eu. Quem é mal servido sou eu. Não venha colocar balizas para as opiniões aqui manifestadas.

Tenho conhecimento da câmara mais do que o senhor, pois que sou o cliente mal servido sei perfeitamente. Já para os funcionários da câmara, apenas lhes interessa o funcionamento da câmara, e não da cidade. Apenas interessa o que acontece dentro das suas paredes, o seu escritório, o seu tacho, o seu umbigo. O funcionamento da câmara é-me perfeitamente indiferente. Interessam-me os resultados, e estes são medíocres. Que existe desperdício e má gestão grosseira, é um facto acima de qualquer dúvida. O abuso é tal que só posso condenar a CML em bloco como uma associação mafiosa.

Agradeço que não se desculpe com apelos à cortesia ou a um pretenso bom senso. Posso dialogar de forma construtiva quando falo com pessoas de bem. O que me está a pedir é para ser cortês com o gatuno que me aponta a navalha. Mas reconheço-lhe alguma habilidade de retórica para conseguir manter um simulacro de legalidade dentro da câmara. Eu sei que lhe convém. Eu se tivesse um bom tacho faria provavelmente o mesmo.

Pedro Homem de Gouveia disse...

Patético? Mafioso? Gatuno? Tacho?

Tanta grosseria junta nem merece resposta.

Fique na sua.

Filipe Melo Sousa disse...

Fique na sua? Parece que me está a fazer um favor a encher-se à minha conta. É grosseria denunciar isto?

Anónimo disse...

ó filipe: O QUE TU QUERES SEI EU!