11/12/2007

Celebração do Tratado de Lisboa




As cores da Europa no céu de Lisboa
Espectáculo de música e pirotecnia marca assinatura do Tratado de Lisboa
Um espectáculo de música clássica e fogo de artifício, promovido e organizado pelo Turismo de Lisboa, Turismo de Portugal, ip, e Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da Região de Turismo do Algarve e da Parque EXPO, marca, dia 13 de Dezembro, a assinatura, na capital portuguesa, do novo Tratado Reformador da Europa – Tratado de Lisboa.
A festa, com a qual se pretende celebrar este momento histórico, terá lugar no Cais Português, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, pelas 21h30.

O programa da festa é composto por um concerto de música clássica pela Orquestra do Algarve que, dirigida pelo Maestro Cesário Costa, vai executar obras de R. Strauss, Elgar, Luís de Freitas Branco, Mascagni, Dvorak, Copland, Stravinsky e Beethoven, numa actuação sincronizada com um espectáculo de pirotecnia da responsabilidade da Lusoevents.
O objectivo desta iniciativa é o de celebrar com a população o novo Tratado Reformador europeu, cuja cerimónia de assinatura terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.Menos de dois meses depois de terem chegado a acordo, em Lisboa, sobre o teor do novo Tratado Reformador, que substitui a fracassada Constituição Europeia – inviabilizada em 2005 pelos referendos negativos em França e na Holanda – os mais altos dignitários e representantes da Europa dos 27 regressam agora à capital portuguesa para a assinatura deste documento que marcará, certamente, a Europa do futuro.
A cobertura jornalística da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que antecedeu esta assinatura, foi assegurada por cerca de 1.300 profissionais portugueses e estrangeiros de centenas de órgãos de comunicação social que, a partir de Lisboa, deram a conhecer ao mundo, os pormenores sobre o novo Tratado de Lisboa.
Assumida como “prioridade das prioridades” da presidência portuguesa da União Europeia, que termina no próximo dia 31 de Dezembro, a assinatura deste Tratado assume-se como um marco importante na história da UE.

• Espectáculo de música e pirotecnia
• Cais Português, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações
• Quinta-feira, 13 de Dezembro, às 21h30
• Entrada livre

4 comentários:

Tiago R. disse...

Foguetório saloio vai haver.
Vontade de deixar os portugueses decidir sobre isto é que não!

daniel costa-lourenço disse...

Eu vou assinalar o momento histórico, independentemente de arrazoados políticos.

Amor - Tu Sabes disse...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre NOVOS TRATADOS.




1.El Tratado de Lisboa de 1668, firmado entre Portugal y España, en el que reconocía la independencia de Portugal, y terminaba la Guerra de Restauración portuguesa.

Tratado da Independencia


2.El Tratado de Lisboa de 1864, firmado entre España y Portugal que definió las fronteras entre ambos países, que aún hoy perdura.

Tratado das fronteiras actuais


3.El Tratado de Lisboa de 2007, acuerdo de la Unión Europea que sustiyute la Constitución Europea y reforma los tratados que estaban vigentes.


Tratado que a historia dirá se foi de (IN)DEPENDENCIA e de NOVAS FRONTEIRAS de uma velha Europa que luta para ser uma NOVA EUROPA


Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, a esperança da mudança


Vamos ficar portugueses menos Europeus do que outros Mais Europeus ?

daniel costa-lourenço disse...

Ficaremos melhor assim, juntos, do que todos separados, com toda a certeza.