20/12/2007

Finalmente, alguém tem a coragem de pôr o dedo nesta enorme ferida da Cidade


E foi o presidente da junta de freguesia local que levantou o dedo... Este meu amigo Vitor Agostinho sabe o que é melhor para a sua área, claro. E quantas vezes o nosso com-blogger arq. Alves Coelho já escreveu e já falou sobre este assunto? Eis o que o 'Público' de hoje escreve: «Freguesia quer Feira da Ladra requalificada - 20.12.2007 - A freguesia de São Vicente de Fora vai propor à Câmara de Lisboa a requalificação da Feira da Ladra e a criação de um mercado de cultura no espaço onde funcionou um mercado de peixe e legumes.Vítor Agostinho, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente de Fora, disse que a recomendação, aprovada segunda-feira pela assembleia de freguesia, representa "uma aspiração de há muito" da junta de freguesia, que pretende ver aquele espaço "renovado e com uma vida diferente" (...)».

4 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Concordo, a Feira da Ladra tem de ser requalificada. Isso terá de ter mão da ASAE. Os comerciantes têm de perceber que eles terão de futuro ter um estabelecimento adequado para vender as suas mercadorias. Há que acabar com o clima clandestino desses feirantes que não deixam lugar para estacionar ao fim de semana.

Anónimo disse...

Em todas as capitais europeias existe uma feira da ladra seja ela chamada de marché aux puces ou flea market.


A feira da Ladra é necessária para quem lá gosta de comprar e para as pessoas que alí vendem e que muitas vezes dali tiram o seu único rendimento.

Não penso que terminar com a venda de velharias e coisas em 2ª mão seja uma boa ideia. O que seria uma boa ideia seria alterar a forma como são concedidas as licenças para a venda.

Quem pretender ter uma licença para vender na feira da ladra tem que ir a um espaço da CML ali para os lados da Av 5 de Outubro.

Há um preço para estudantes e reformados e outro para as outras pessoas. Os estudantes e reformados podem ainda comprar a licença para apenas dois dias à sua escolha.

Acontece que são vendidas mais licenças do que espaços na feira pelo que muitas das pessoas que estão autorizadas a vender não tem espaço onde colocar a sa "banca". Claro que também há muita gente que vende sem licença mas isso é algo que os fiscais da feira devem controlar.

Parece-me que uma boa forma de contornar este e outros problemas seria vender as licenças no próprio espaço da feira e numerar os locais de venda.

Quem quer ter um lugar na feira tem que pernoitar no espaço de venda para garantir lugar na manhã seguinte. Não me parece que isto seja lógico para quem já pagou.

Outra medida necessária seria definir concretamente o âmbito da feira. Se se trata de uma feira de velharias e artigos em segunda mão, porque é que vemos cada vez mais feirantes com artigos novos e bancadas enormes nesta feira?

outra questão que poderia ser resolvida, é o facto de quem não tiver menos de 25 anos ou for reformado, não podem vender as suas velharias a não ser que compre uma licença de um mês com a obrigatoriedade de passar facturas, declarar rendimentos etc...

Todos os cidadãos da cidade deveriam ter o direito a vender as suas "velharias" na feira da ladra como venderoers "eventuais" (é o que lhes chamam).

Afinal, estamos a reciclar!!!!!! A evitar desperdícios e a verdade seja dita, a feira da Ladra é uma Festa!!!!!

Quanto aos carros.... eu sei que é complicado não ter onde estacionar em dias de feira mas esse é um problema da Cidade que está muito para além do campo de Santa Clara. Não é acabando com a feira que se resolve o problema do estacionamento. :)

Anónimo disse...

só tenho a dizer que concordo a 100% com o que disse o comentador que me antecede.
É importantissimo exitir um local ccomo a feira da ladra e o seu desparecimento é equivalente a fazer desaparecer uma parte da cultura lisboeta, seria equivamlente extinguir o fado. Alem de aue a feira da Ladra de Lisboa é a mais interessante e caracteristica de todas as que eu já vi e eu já vi bastantes por essa europa fora.

Anónimo disse...

As pessoas que nâo têm licenças sâo as que vâo là vender + barato até aos que là vendem!OBRIGADO