14/12/2007

Reabilitação do Capitólio já tem o aval da Câmara


(in Global Noticias, 14.12.2007)

Autarquia lança concurso internacional para dar início à recuperação de um monumento que pretende ser uma ‘âncora’ do novo Parque Mayer

A Câmara de Lisboa aprovou, na última reunião do Executivo, que terminou na noite de anteontem, a abertura de um concurso internacional para a reabilitação do Teatro Capitólio, um edifício classificado, que a autarquia quer transformar na"âncora" do novo Parque Mayer.
O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado (PS), afirmou que "a ideia é que, no final do próximo ano, se possa iniciar a obra de restauro". "É um prazo bastante apertado, já que se trata de um concurso internacional. Mas gostávamos que no final de 2009, o Capitólio estivesse recuperado",declarou o autarca. A reabilitação do teatro prevê a recuperação do projecto original do arquitecto Cristino da Silva, que foi "muito adulterado" e a "modernização dos equipamentos cénicos". "O Capitólio deverá ser a âncora de todo o conjunto do Parque Mayer", defendeu Manuel Salgado. O teatro deverá tornar-se num espaço para várias artes de palco – dança, representação e música, entre outras.

O concurso público para o Capitólio é um processo à parte da reabilitação do Parque Mayer no seu todo,que está a ser alvo deumconcurso público de ideias. Manuel Salgado defendeu ainda que o lançamento do concurso "é um sinal da prioridade que o novo Executivo Municipal quer dar à reabilitação".

O Teatro Capitólio, no Parque Mayer, que abriu ao público em 1931, foi o primeiro grande edifício do Movimento Moderno em Portugal e foi seleccionado para a lista World Monuments Watch – 100 Most Endangered Sites de 2006.
(Foto: Horácio de Novais, 1931)

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas notícias LISBOA !!!!

JA

Anónimo disse...

Parabéns aos Lisboetas porque não perdem uma obra magnífica, aos "Cidadãos pelo Capitólio" e ao Forum Cidadania Lx, que fizeram tudo por salvar o Teatro Capitólio. E conseguiram. Que sirva de exemplo para todos nós. Há muitas coisas nesta Lisboa que têm que ser salvas.

Anónimo disse...

E já agora parabéns aos Cidadãos por Lisboa que fizeram e levaram à reunião de câmara a proposta, para a reabilitação do Capitólio, com base em concurso.

Anónimo disse...

Em 2011 o Capitólio vai celebrar os seus 80 anos de vida. Esperemos que nesse ano o Capitólio criado pelo arquitecto Cristino da Silva esteja recuperado para se fazer uma grande festa! Parabéns aos Cidadãos pelo Capitólio, aos Cidadãos por Lisboa, ao Forum Cidadania Lx, ao World Monuments Fund e a todos aqueles que sempre acreditaram no regresso do Capitólio!

aeloy disse...

E já agora uma referência ao Horácio Novais, excelente fotografo que fotografou muita Lisboa e cujos registos fotográficos marcam uma época.
Ainda me fez um boneco, numa altura em que não sabia que aí ia ficando parte da alma.
António Eloy