14/12/2007

Elevador ganha videovigilância

In Jornal de Notícias (14/12/2007)

«A Carris vai instalar "videovigilância no Elevador da Glória", durante o primeiro trimestre de 2008, numa tentativa de prevenir os constantes "actos de vandalismo" ao monumento nacional, disse à Lusa o secretário-geral da empresa, Luís Vale, acrescentando que a empresa está a concluir o respectivo processo legal.

As duas cabines do elevador foram recentemente "vandalizadas" com "Tags", assinaturas de nomes feitos com tinta de spray, após a recuperação e a reabertura do transporte, em meados de Setembro. "A Carris já reparou duas vezes o Elevador da Glória, desde Setembro", estando a preparar nova intervenção naquele transporte, adiantou o responsável.

As duas cabines de transporte, de cor amarelo forte, foram pintadas com grafitos, estando as frentes do transporte preenchidas com letras e riscos de várias cores fortes. A lateral direita de uma das cabines foi totalmente pintada incluindo os vidros e madeiras, bem como as partes em chapa que cobrem as engrenagens mecânicas do elevador.

Para além do Elevador os autores das "pinturas", também deixaram as "suas marcas" em fachadas de alguns prédios ao longo da calçada da Glória, escolhendo apenas as que foram recuperadas e de paredes direitas, como é o caso do prédio na Travessa do Fala-Só e instalações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O segundo ascensor mais antigo de Lisboa (Glória), por cima do túnel do Rossio, transporta cerca de 1,2 milhões de passageiros anuais, , entre turistas e utilizadores locais. Foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885 e classificado como Monumento Nacional em Fevereiro de 2002.»

Completamente de acordo. Sendo MN, é suposto haver um raio de protecção mas o que se vê ali bem perto: o inenarrável cenário de bombardeamento do Largo da Oliveirinha, com um projectinho de estacionamento subterrâneo... Até quando?

Sem comentários: