15/12/2007

MUDE vai mesmo mudar… como era previsível


Foto: Pedro Cunha

Ponto prévio: esta coisa estranha saída da cabeça de Santana Lopes de misturar design e moda... Mesmo sabendo nós quanto na moda se faz apelo ao design. Mas… por favor. É como criar um Museu da Arquitectura e do Asfalto. Ou pior ainda, talvez. Que raio de misturas. Bom mas agora nem é disso que se trata, mas sim da sua sede. Afinal o Palácio Verride já não é.
«O Museu do Design e da Moda (MUDE), com inauguração prevista para finais de 2008, já não vai para o Palácio Verride, conhecido como Palácio de Santa Catarina, em Lisboa. O edifício oitocentista, no bairro histórico de Santa Catarina, perto do Bairro Alto e do Chiado, tinha pronto um projecto de requalificação apresentado pelo executivo de António Carmona Rodrigues há apenas um ano, mas este foi abandonado pelo executivo de António Costa, em funções desde Agosto.»
«(…) desde o início especialistas apontaram como escolha arriscada devido ao mau estado de conservação, dificuldade de climatização e fragmentação de áreas - o MUDE teria 1800 metros quadrados em oito andares. Segundo o projecto do arquitecto Alberto Caetano e do empresário Manuel Reis, deveria expandir-se para a via pública, ocupando uma parte do largo com vista para o Tejo onde desemboca a Rua do Marechal Saldanha, o principal acesso a Santa Catarina.»
E as obras? Santana em 2002 adquiriu parte. A CML daí para cá tem «investido em portugueses como Ana Salazar, Fernando Brízio e Miguel Vieira Baptista. Bárbara Coutinho, a directora do museu, encetou também negociações com os herdeiros de Daciano da Costa (1930-2005) para o depósito do espólio de um dos maiores pioneiros do design nacional.»
Público Última Hora, ontem à tarde

3 comentários:

Anónimo disse...

O MUDE??Mas para que serve??Quem é que está interessado??mas este executivo inda não não acordou para os verdadeiros problemas da cidade??Sinceramemte.....Esta gente está toda doida!

Anónimo disse...

sim! de facto, para que serve? e as bibliotecas? e todos os outros museus? não se podiam fechar, extinguir?!!
afinal para que serve a cultura? não se podia acabar de vez com esse desperdício e aplicar todo esse dinheiro em novos estádios de futebol em Lisboa ou mesmo em centros comerciais??!! é verdade! este executivo do Costa está mesmo doido! investir em cultura... disparate!!

Anónimo disse...

...sou natural de Verride, no Concelho de Montemor-o-Velho. Gostava de saber mais, sobre o nome do referido "Palacio Verride"