17/12/2007

Metro até Santa Apolónia





















O Metropolitano de Lisboa vai inaugurar o último troço da Linha Azul, entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, na próxima quarta-feira, após sucessivos adiamentos devido à necessidade de construir um novo túnel.

A inauguração das duas estações, estava prevista para sábado, dia 22, mas foi antecipada três dias. Para celebrar a conclusão da Linha Azul e a inauguração das duas novas estações, o Metro oferece quarta-feira viagens gratuitas, em toda a rede, anunciou hoje a empresa.
A Linha Azul passará assim a ligar o terminal ferroviário de Santa Apolónia à Amadora, com passagem pela Baixa Pombalina.

O orçamento inicial para esta obra foi calculado em 165 milhões de euros (a preços de 1997), mas acabou por custar 299 milhões de euros, de acordo com o actual ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino.
Esta obra teve o primeiro reverso nos prazos de conclusão, quando um aluimento de terras ocorrido em Junho de 2000, na ligação entre o Poço da Marinha e o Terreiro do Paço, colocou em questão a segurança da infra-estrutura, e provocou um abatimento de parte da abóbada do túnel, além de fissuras nas paredes.

O túnel ficou ameaçado quando água e lodo começaram a entrar para a galeria, pondo em causa a própria estabilidade do Terreiro do Paço, e obrigaram à paragem das obras.
A infra-estrutura foi inundada para manter o túnel estabilizado e evitar um colapso, e só em Janeiro de 2003 foi totalmente esvaziado, quando uma equipa de consultores holandeses vieram a Portugal para apresentarem um estudo, o que viria a acontecer em Junho desse ano.

O ministro da tutela em 2003, Valente de Oliveira, deu indicações para a equipa holandesa continuar os estudos de solução para o túnel, enquanto o governo escolhia os responsáveis da nova obra, "para não se perder tempo", pelos sucessivos atrasos.
Os técnicos da empresa TEC - Tunnel Engineering Consultants, concluíram que "88 por cento do túnel não apresentava fissuração", e apresentaram um projecto de reforço do túnel, com uma segunda estrutura metálica dentro do primeiro anel construído.

Em Outubro deste ano, o ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, justificou o atraso de dois anos e meio em relação ao previsto para a segunda fase (após a apresentação do projecto holandês), com questões de segurança e a necessidade de reformular todo o projecto.
"O anterior túnel teve de ser abandonado para que fosse construído um novo", além de ter sido necessário alterar a estação de Metro no Terreiro do Paço para um "novo local" , explicou o responsável da tutela.

As promessas políticas de inauguração desta obra estiveram agendadas para 2003, 2004, 2005 e 2006, mas o ex-ministro das Obras Públicas Ferreira do Amaral chegou mesmo a ter previsto que este troço do Metro estaria operacional no Inverno de 1997.


A reposição do Cais das Colunas no Terreiro do Paço está prevista para Novembro de 2008, mais de onze anos depois de o monumento, datado de finais do século XVIII, ter começado a ser removido do local.
MPC/SO.
Lusa/Fim

Estão ainda actualmente em construção, na Linha Vermelha, entre Alameda e São Sebastião o prolongamento com duas estações novas (Saldanha e São Sebastião), com inauguração prevista para Agosto de 2009 e entre Oriente e Aeroporto, a ligação ao Aeroporto a partir da estação Oriente, incluindo as novas estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto, com conclusão prevista para Dezembro de 2010.
Como projectos futuros, alguns não confirmados, está em estudo o prolongamento a sul da Linha Vermelha até Campo de Ourique, passando por Campolide e Amoreiras, e a norte para além do Aeroporto, unindo-se à Linha Amarela na estação Lumiar e à Linha Azul na estação Colégio Militar/Luz. Anteriormente, a expansão da Linha Vermelha para norte contemplava também um ramal que partia de Moscavide rumo àPortela e a Sacavém — o que, a concretizar-se, corresponderia à terceira expansão da rede do metro para fora da cidade de Lisboa. A Linha Amarela será prolongada para Sul desde oRato até Alcântara, passando pela Estrela e pela Av. Infante Santo. Na Linha Verde está em estudo o prolongamento a norte desde Teleheiras , passando pela Horta Nova e unindo-se à Linha Azul na estação Pontinha. Estuda-se também para execução a muito longo prazo a criação da "Linha das Colinas", uma linha construída de raiz que unirá os bairros históricos, desde a Estrela a Alfama, via Príncipe Real, Estefânia e Castelo.

Enfim

Mais 1 ano (até ver) a juntar a outros 10, até que Lisboa reveja o Cais das Colunas (veremos em que moldes.
E mais uns anos a insistir no transporte pesado quando, com o mesmo investimento, se fariam o dobro de linhas em electrico rápido....

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