In Público (20/7/2006)
"Sociais-democratas preocupados com planos do Porto de Lisboa para a cidade
O grupo parlamentar do PSD quer que o presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) e o presidente da autarquia lisboeta sejam ouvidos com carácter de urgência na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Os sociais-democratas com assento na Assembleia da República divulgaram na terça-feira um comunicado em que se afirmam preocupados com o futuro do Porto de Lisboa e com o impacto do processo de expansão da infra-estrutura portuária na cidade e na requalificação da área ribeirinha.
A decisão de chamar Manuel Frasquilho e Carmona Rodrigues ao Parlamento tem lugar, segundo o PSD, na sequência de notícias sobre "a expansão da capacidade instalada para contentorização, nomeadamente no cais da Rocha Conde de Óbidos/Alcântara e a deslocalização do terminal de cruzeiros para Santa Apolónia". Ainda segundo o comunicado, "de acordo com declarações do presidente da APL, a oposição do presidente da Câmara de Lisboa ao projecto já causou graves prejuízos ao Porto de Lisboa, levando à perda de clientes que se deslocalizaram para outros portos, nomeadamente do maior operador logístico mundial de contentores, a Maersk Line".
A 11 deste mês, o presidente da APL negou a existência de qualquer plano definido para expandir a capacidade de carga de contentores no cais de Alcântara, afirmando também que não havia "razão para tanto alarido". Manuel Frasquilho, que à data negou a existência de qualquer conflito com a autarquia, deixou todavia claro que a necessidade de defender a actividade económica nesta área pode implicar o aumento do número de contentores na zona de Alcântara.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Lisboa repetiu a oposição da autarquia ao projecto. "Represento o povo de Lisboa, que tem preocupações de qualidade de vida na cidade, tem preocupações da própria estética da cidade, do movimento de trânsito da cidade e, portanto, é nessa base que tenho dialogado com todas as entidades, com o Governo, com as empresas públicas", disse António Carmona Rodrigues.
Um estudo efectuado pela Liscont, concessionária do terminal de contentores de Alcântara, indica que as declarações sucessivas de Carmona Rodrigues contra o alargamento do terminal já custaram 25 milhões de euros."
E nós também queremos. Para se saber quem diz a verdade; quem está a favor de Alcântara, de Lisboa e do rio.
PF
20/07/2006
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