30/01/2007

Experimenta processa CML por cancelamento

In Diário de Notícias (30/1/2007)
Paula Lobo
Pedro Saraiva (foto)

«Esta é "uma história algo kafkiana", com muitos faxes, cartas e e-mails, e uma resposta definitiva que só chegou um ano depois do começo das negociações. A nove meses do início da bienal ExperimentaDesign (EXD), a Câmara Municipal de Lisboa (CML), "parceiro estratégico", comunicou à organização que, face à "contenção orçamental", não apoiaria a quinta edição com os 500 mil euros prometidos. Ontem, a organização anunciou o cancelamento da bienal, orçada em 2,6 milhões de euros. E a responsabilização da autarquia através de processo judicial.»

Esta é uma notícia singular já que, se por um lado o evento merece todo o carinho por parte da autarquia e tem sido um modo de dar vida (ainda que de forma passageira) ao magnífico e esquecido São Jorge; por outro ninguém percebe como se fazem estas atribuições de salas de forma sui generis e, pior, como hoje se diz uma coisa e amanhã uma outra bem diferente ... mas, afinal, casos destes é o que não falta com a CML: alguém se lembra da promessa do Espaço A Capital, feita aos Artistas Unidos por Santana Lopes e Pinto Barbosa?

1 comentário:

Anónimo disse...

Era uma vergonha o que a CML estava a dar À experiemnta apra encher os bolsos de algumas pessoas. Finalmente alguém teve bom senso