26/01/2007

Quatro Infelizcidades em Lisboa

In Público (26/1/2007)

«Fui há dias passear com amigos estrangeiros à Baixa de Lisboa. O estado de degradação é lamentável e o expoente máximo dessa degradação é o elevador e a calçada da Bica, monumento nacional e dos locais mais visitados por quem visita a cidade. Junto em anexo duas fotos que comprovam o que afirmo, mas a situação é bem pior do que parece.
Juntava um outro tema para o Infelizcidades: no parque de Monsanto, as casas de banho públicas passaram a encerrar ao fim-de-semana. No último fim-de-semana (dias de mais afluência), as pessoas urinavam, por exemplo, junto à porta das instalações sanitárias no parque dos Montes Claros ou então onde calhava, com as consequências que daí resultam: mau cheiro e sujidade.
Também em Monsanto, os parques (Moinhos, Alto da Serafina e Alvito) passaram a encerrar às 16h30 sem a mínima justificação. Como é possível estes parques estarem fechados durante parte do dia?
Já agora, só mais uma Infelizcidade. Está neste momento a ser construído junto ao Tejo, em Belém, zona protegida, um hotel. Neste local não se encontra uma única placa ou informação sobre o que se está a passar, parecendo uma obra clandestina. Esta construção, mesmo em cima do rio, abre um precedente lastimável e é um mau prenúncio para o que pode vir a suceder no futuro. É uma zona altamente apetecível para o imobiliário que tem estado defendida mas que parece ter os dias contados.
Manuel Lourenço
Lisboa
»

1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto mais velho, mais me irrita.
Poderíamos ter uma das cidades mais belas do mundo.....mas não temos. Por sujidade, por desordenação, por falta de civismo, e por uma mão cheia de
(des)governantes. É tarefa que evito....mostrar Lisboa a estrangeiros, pois os motivos para vergonha, são muitos......e bolas
TÃO DESNECESSÁRIOS.

JA