26/01/2007

Futuro da Docapesca decide-se nos próximos dias

In Público (26/1/2007)

«O Governo decide nas "próximas semanas" a proposta de João Lagos para a criação de um grande complexo desportivo, nas vertentes de vela e ténis, na zona de Pedrouços/Algés, em terrenos da Administração do Porto de Lisboa (APL).
"O assunto está a ser estudado com o senhor secretário de Estado do Desporto", disse ontem à Lusa a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, adiantando que o projecto está a ser analisado na perspectiva da "requalificação e potenciação daquela área" ribeirinha.
O empresário de eventos desportivos João Lagos avançou na semana passada os contornos do projecto, que prevê a criação de uma grande competição mundial de vela, com sede em Lisboa, e a construção das instalações definitivas do torneio de ténis Estoril Open. "Há conversações em curso com a APL. A disponibilidade da APL é total. Temos vindo a trabalhar em conjunto neste processo. Há um interesse muito grande. Esperemos que este grande interesse possa ser concretizado nas próximas semanas", disse.
Orçado em 25 milhões de euros, suportados integralmente pela "iniciativa privada", o projecto do complexo de ténis prevê a construção de um estádio coberto com 10 mil lugares e tecto retráctil, um segundo campo com lotação para 3500 espectadores e mais dez courts de menor capacidade. O empresário sublinhou que seria "um dos mais bonitos complexos de ténis do mundo", estendendo-se por uma área de seis hectares à beira do rio Tejo.
No que diz respeito à componente vela, Lagos propõe a criação de uma nova competição, com amplitude mundial, com arranque previsto para 2009. A sede da competição ficaria estabelecida definitivamente em Algés, nos mesmos terrenos da Docapesca que foram inscritos no dossier da candidatura portuguesa à 32.ª edição da Taça América, cuja organização Lisboa perdeu para a cidade espanhola de Valência

Sem comentários: